• Carregando...

O governo dos Estados Unidos doará quatro milhões de dólares em equipamentos para a Academia de Polícia do estado de Tamaulipas, nordeste do México, que foi cenário nos últimos meses de atos de extrema violência.

"Estamos trabalhando para criar uma fronteira do século XXI que facilite o comércio e as viagens, ao mesmo tempo que garantimos a segurança para as duas nações", declarou na quinta-feira o embaixador americano Anthony Wayne.

Em sua primeira visita a Matamoros, cidade ao norte do estado e que faz fronteira com os Estados Unidos, o diplomata explicou que os recursos sairão da Iniciativa Mérida e que, além dos equipamentos, o governo americano fornecerá o treinamento necessário.

O governo dos Estados Unidos deve repassar 1,6 bilhão de dólares em três anos ao México e América Central para o combate da violência.

Na quarta-feira, no porto de Altamira, ao sul de Tamaulipas, uma briga em um centro penal deixou 31 mortos, no segundo caso similar nos últimos três meses, com um total de 51 detentos mortos.

Tamaulipas é um dos estados mais afetados pela violência do narcotráfico no México.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]