• Carregando...
Diretores do Gazprombank, ligado à companhia energética Gazprom, estão entre os alvos das novas sanções americanas.
Diretores do Gazprombank, ligado à companhia energética Gazprom, estão entre os alvos das novas sanções americanas.| Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOV

A Casa Branca anunciou neste domingo (8) novas sanções a pessoas e instituições russas, em resposta à invasão da Ucrânia. Ao todo, 27 diretores do banco Gazprombank, a empresa de armas Promtekhnologiya e as emissoras de televisão “Channel One”, “Rossiya” e “NTV” foram alvo das novas ações, anunciadas depois da reunião virtual dos líderes do G7 – o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursou no evento. As sanções entrarão em vigor entre hoje e segunda-feira (9).

De acordo com um funcionário do alto escalão do governo americano, as sanções contra os diretores do Gazprombank buscam dar um “aviso” à instituição financeira, filial da companhia energética Gazprom, que é a única via autorizada pelo Kremlin para que os países da União Europeia façam pagamentos pelo gás russo.

Porém, de acordo com esse funcionário, os integrantes do bloco comunitário poderão seguir fazendo transações com a Rússia, uma vez que as medidas de penalização não se dirigem ao banco em si, mas aos seus diretores. Oito membros da cúpula do Sberbank, que já tinha sido sancionados pelos Estados Unidos, também receberam sanções de Washington. O banco é o mais importante entre os russos, representando 37% do sistema financeiro local.

Todos os indivíduos sancionados tiveram seus vistos de entrada nos EUA revogados. Já as emissoras de TV alvo das sanções ficam proibidas de adquirir tecnologia que precisam para fazer transmissões, como câmeras e microfones fabricados nos Estados Unidos, até equipes de som e sistemas de iluminação. Os Estados Unidos acusam os meios de comunicação de terem se tornado parte da “máquina de propaganda” do presidente russo, Vladimir Putin.

Empresas americanas estão proibidas de vender à Rússia materiais industriais que possam ser usados na guerra da Ucrânia, como ventiladores, caldeiras, motores industriais, escavadeiras e produtos de madeira. Além disso, Washington anunciou sanções contra a Promtekhnologiya, empresa que produz rifles e outras armas usadas pelas tropas russas na Ucrânia, assim como contra sete companhias de navegação, que possuem e operam 69 navios e uma empresa de reboque marítimo.

O governo presidido por Joe Biden decretou que as companhias dos Estados Unidos não poderão prestar serviços de contabilidade e assessoria para qualquer pessoa ou instituição russa. Por fim, a Comissão Reguladora Nuclear, agência intergovernamental americana, suspenderá as licenças que permitiriam a exportação para a Rússia de alguns materiais com urânio e plutônio.

Ao todo, a Casa Branca adotou medidas similares contra 2,6 mil pessoas, que fazem parte da elite russa ou integrantes do governo da Rússia e de Belarus, que, supostamente, teriam ajudado a realizar ataques contra a soberania da Ucrânia ou violaram os direitos humanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]