• Carregando...
iraque eua irã
Aeroporto de Kabala foi um dos alvos da operação americana| Foto: Mohammed SAWAF/AFP

Os Estados Unidos conduziram ataques aéreos contra milícias apoiadas pelo Irã no território do Iraque nesta sexta-feira (13). Segundo o Departamento de Defesa americano, os militares dos EUA lançaram "ataques de precisão defensivos" contra alvos do Kataib Hezbollah em retaliação a um ataque com foguetes que mataram dois americanos e um médico britânico na base militar iraquiana no norte de Bagdá.

"Os Estados Unidos não tolerarão ataques contra nosso povo, nossos interesses ou nossos aliados", afirmou o secretário de Defesa, Mark Esper, em um comunicado. "Como demonstramos nos últimos meses, tomaremos as medidas necessárias para proteger nossas forças no Iraque e na região".

O Pentágono afirmou ainda que os alvos bombardeados eram "unidades de armazenamento de armas" que seriam usadas contra tropas americanas.

O exército do Iraque, porém, condenou a resposta americana, classificando-a como "traiçoeira" por ter causado a morte de três soldados e dois policiais iraquianos. Um civil foi morto em um aeroporto em um dos ataques, informou o Washington Post.

O presidente do país, Barham Salih, disse que o ataque foi uma "violação da soberania nacional". As críticas aumentam a pressão sobre o governo para que expulse as tropas americanas do Iraque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]