i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Além das pesquisas

EUA: como está o clima para a eleição presidencial nos estados decisivos

  • 18/10/2020 16:07
O que Trump e Biden pensam sobre a Amazônia
Biden e Trump: visões opostas sobre a Amazônia brasileira.| Foto: Jim Watson e Olivier Douliery/AFP

Prever o resultado de uma eleição é tarefa difícil. Prever o resultado de uma eleição presidencial de um país enorme e diversificado como os Estados Unidos – e ainda em meio uma epidemia global – é ainda mais. A cereja do bolo: as pesquisas eleitorais do pleito de 2016 erraram feio, conferindo uma pitada de descrédito às previsões deste ano, que indicam uma vitória apertada para o democrata Joe Biden, em oposição ao atual presidente norte-americano, Donald Trump.

Ao mesmo tempo, o sistema eleitoral americano (em que cada estado tem um peso diferente na computação geral dos votos) facilita a análise se olharmos para os chamados swing states, unidades da federação cuja identificação com um partido muda conforme o pleito.

Os estados que podem definir a eleição presidencial deste ano são Arizona (que soma 11 votos no Colégio Eleitoral), Florida (29), Geórgia (16), Michigan (16), Minnesota (10), Carolina do Norte (15), Pensilvânia (20) e Wisconsin (10), que totalizam 127 votos, de um total de 538.

Em 2016, Trump ganhou em todas essas localidades, exceto em Minnesota, e vai precisar repetir a dose se quiser se reeleger.

As pesquisas eleitorais deste ano apontam leve vantagem de Biden na Pensilvânia, Michigan, Minnesota e Wisconsin. Os outros estados seguem empatados. Porém, se não é seguro que as pesquisas indiquem de fato o vencedor, podemos analisar outros fatores que podem ajudar a compor um quadro geral da eleição antes de 3 de novembro.

Cada estado americano tem sua própria lei eleitoral e os eleitores têm prazos diferentes para se registrar para a votação. Durante esse processo, em alguns locais, o eleitor pode indicar em qual partido ele pretende votar. Isso não o obriga a votar necessariamente naquela legenda ou candidato, mas se trata de um bom indicador de qual lado está mais entusiasmado, “vestindo a camiseta”, por assim dizer.

Esse indicativo apresenta algumas informações que mudam um pouco a percepção de como poderá ser o resultado das eleições presidenciais de 2020 nos EUA.

Flórida

Começando com o swing state que mais conta votos no Colégio Eleitoral e também um dos mais conhecidos pelos brasileiros, por suas praias e parques temáticos. De acordo com os dados divulgados pelas autoridades eleitorais da Flórida, o registro de votantes indicou cerca de 5,2 milhões de democratas contra 5 milhões de republicanos, além de 3,7 milhões sem afiliação a nenhum dos partidos principais. O que demonstra uma votação bastante apertada, conforme mostram as pesquisas.

Mas se a série histórica de registros for observada, a diferença entre os partidos diminuiu. Os republicanos tinham 263.242 eleitores a menos registrados em 2017 - neste ano, são 183.596. Se levarmos em conta que o aumento total de eleitores registrado no período foi de aproximadamente 1,2 milhão, isso mostra o esforço que os republicanos fizeram para diminuir a distância em relação ao Partido democrata.

Os dados apontam para um empate técnico, mas o crescimento do entusiasmo com o Partido Republicano é notável e pode fazer a diferença na hora da eleição.

Arizona

No estado do Grand Canyon, foram os democratas que diminuíram a margem de eleitores registrados. Segundo os dados estaduais, foram 3.989.214 eleitores registrados no total este ano; destes, aproximadamente 1,4 milhão são republicanos e 1,3 milhão, democratas. Cerca de 1,3 milhão não apresentaram preferência partidária.

A diferença entre os partidos, que era de 148.291 para os republicanos em 2016, baixou para 96.886 em 2020.

Apesar de a margem ainda favorecer os republicanos, os democratas estão confiantes que podem ganhar o estado, tanto que a campanha de Biden está investido pesado no Arizona. Por quatro semanas consecutivas, começando em 22 de setembro, Biden gastou mais no mercado de mídia da capital Phoenix do que em qualquer outro lugar do país. A revista Politico informou que, somente na semana passada, Biden gastou US$ 4 milhões no Arizona, em comparação com US$ 1 milhão de Trump.

Carolina do Norte

Na Carolina do Norte, os democratas tiveram uma queda no número de eleitores registrados em relação a quatro anos atrás. Eles possuíam cerca de 2,695 milhões e hoje apresentam uma leve queda - são 2,586 milhões. Já os republicanos foram de 2,051 milhões para 2,186 milhões, aproximadamente.

Na eleição passada, Trump venceu Hillary no estado por uma margem próxima a 200 mil votos. O engajamento dos eleitores de Trump parece ter aumentado nos últimos quatro anos. Apesar de as pesquisas indicarem um empate técnico, o entusiasmo dos republicanos pode levar o atual presidente à reeleição, ao menos na Carolina do Norte.

Pensilvânia

Um dos estados-chave para a vitória de Trump na eleição passada, a Pensilvânia apresenta uma quantidade maior de eleitores registrados no Partido Democrata. Os dados oficiais em 2020 apontam 4,186 milhões de eleitores para Biden contra 3,754 milhões para Trump e 882.205 sem afiliação

Assim como as pesquisas de opinião, os dados de registro de eleitores demonstram desde já que Biden tem leve vantagem contra Trump e que o número de pessoas que ainda não decidiram seu voto é bem mais baixo proporcionalmente do que o da Flórida, por exemplo.

Se observamos a série histórica, porém, em 2016, os democratas tinham aproximadamente 4,217 milhões de eleitores registrados e os republicanos, 3,301 milhões. Ou seja, o número de eleitores registrados democratas diminuiu e o de republicanos aumentou. Não é improvável, portanto, uma virada republicana como a que aconteceu na última eleição.

Outros estados

Georgia, Michigan, Minnesota e Wisconsin não apresentam dados de eleitores registrados por partido. Mas é possível analisar algumas informações relevantes da imprensa local a fim de obter uma visão geral do que pode ocorrer.

Em Wisconsin, as pesquisas apontam uma provável vitória de Biden (53%) sobre Trump (46%), mas o Wiscosin State Journal apresentou uma informação que pode fazer a diferença: nos 60 condados onde Trump ganhou em 2016 houve uma queda de 2,35% no total de eleitores registrados em comparação com 2020, já nos 12 condados em que Clinton ganhou a queda foi ainda maior, 4,51%. O jornal aponta que essa diferença pode ser atribuída em parte às dificuldades decorrentes do coronavírus, mas tudo indica que será um jogo duro num estado no qual Trump venceu em 2016 por menos de 23 mil votos.

Já em Minnesota, onde os republicanos perderam em 2016, as pesquisas apontam nova vitória para os democratas neste ano, com 54% de preferência para Biden. Ocorre que a imprensa local afirma que os republicanos estão se esforçando muito para virar o jogo. Em 2016, a diferença foi de apenas 1,5%.

Michigan foi a vitória mais apertada de Trump da eleição de 2016, já que uma margem de apenas 0,23% o separou de Hillary Clinton. As pesquisas indicam uma vitória de Biden (52%-46%), mas a mídia americana já apontou que os republicanos estão cientes de que tinham 872 mil votos potenciais a mais em 2016 e correm para registrar esses eleitores. A revista Político aponta, entretanto, que o voto feminino vai fazer a diferença nesse estado - e pode ser o trunfo que Biden precisa para vencer.

Na Geórgia, os registros mostram um aumento considerável de eleitores jovens em relação à eleição passada. O número de votantes com menos de 25 anos aumentou de 6% para 12,3% na composição total, e a quantidade de eleitores com idade entre 25 e 34 anos aumentou em 1,5%. Os democratas contam com essa mudança demográfica na eleição de 2020 ano para mudar a cor do estado, já que o partido é tradicionalmente ligado aos mais jovens. Outro indicador a ser levado em conta é que na eleição para governador em 2018, Brian Kemp do Partido Republicano (e vencedor do pleito) melhorou as margens de Trump em cerca de 2 pontos em todos os condados rurais, sugerindo que há espaço para Trump crescer na Geórgia.

20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 20 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • V

    VivaoBrasil

    ± 3 dias

    Democrata agora é sinônimo de comunista. kkkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • N

      Nikoski.M.A

      ± 3 dias

      Trump ganha com os dois pés e mãos amarrados nas costas.... Imprecionante como a midia de lá deixou de ter um pingo de vergonha para atender a agenda comunista e dá que o Bidem está com maior intenções de votos entre a população..... triste pois os delegados de definem a real votação estão em 80 % fechados com o Trump, ái resta a midio do mal depois começar a fazer levantes de que a vontade do povo não foi respeitada e tal.... aguardem...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • V

        VivaoBrasil

        ± 3 dias

        nikoshi, realmente impreCionante, mas poderia colocar o link que diz que o trump tem 80% dos votos dos delegados ? Seria bom para o debate.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        Willian Cardoso de Souza Jesus

        ± 3 dias

        Vou repetir o que já disse outras vezes. Essa eleição é a MAIS IMPORTANTE DO SÉCULO, não apenas para os EUA, mas para todo o mundo, especialmente ocidental. Uma eventual vitória do Biden significaria um enorme passo para ASCENSÃO e DOMÍNIO do Partido Comunista Chinês sobre o ocidente, juntamente com os globalistas, que certamente teriam um poder ainda maior do que já têm, inclusive de interferência dentro dos EUA. Além disso, Biden já declarou que aplicará sanções econômicas ao Brasil, por causa das FALÁCIAS sobre a Amazônia. Portanto, não resta dúvidas que a reeleição ou não do Trump é de extrema importância para que haja um FREIO nessas TERRÍVEIS AGENDAS pseudo-progressistas/globalistas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • W

          Willian Cardoso de Souza Jesus

          ± 3 dias

          null: Qualquer pessoa com o mínimo de discernimento sobre tudo que está por trás dessa "Guerra Fria 2.0" precisa estar preocupada com o futuro que a humanidade pode tomar. Estamos vivendo um fato histórico importantíssimo, que, infelizmente, muitos ainda não tomaram a devida dimensão dessa realidade. Espero que o desfecho seja o melhor possível para a defesa dos costumes judaico-cristãos no Ocidente. Ou seja, VITÓRIA DO TRUMP, pra começo de conversa.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • ± 3 dias

          Perfeito! Você disse tudo. Apesar de muitas pessoas não ligarem ou acharem que essa eleição não implicará em nada na nossa vida particular, quem tem um pouco mais conhecimento em relação a essas questões internacionais, sabe o quanto essa eleição tem preocupado a muitos. Eu estou preocupada, confesso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • R

        Repolhinho Bocó

        ± 3 dias

        Biden é pré Alzheimer, só não vê quem não quer.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • T

          tamotsu kashino

          ± 3 dias

          Acontece que os votos populares não são garantias para eleger um candidato, o que dicidem são os delegados escolhidos que, nem sempre votam conforme desejo dos eleitores dos seus estados, em 2016 H.Clinton conseguiu maior votos populares que Trump, mas o resultados todos sabem, desta vez quem sabe pode repetir o mesmo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            J. Carlos

            ± 3 dias

            Vcs não irão divulgar absolutamente nada a respeito do conteúdo encontrado em um notebook pertencente ao filho do socialista Biden ???

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • Z

              Zyss

              ± 3 dias

              Nadinha.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            JOSMAR PORTUGAL VAZ

            ± 3 dias

            A mídia canhota quer afundar os EUA torcendo para Biden. Entretanto, quem vai ganhar as eleições, novamente , é Trump. Quem viver verá ! Americano é vivo ...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Cidadão Brasileiro

              ± 3 dias

              Torço por Biden, chega de realidades fabricadas para bem tão somente de espertalhões.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • I

                IvoHM

                ± 3 dias

                CidadãoChinês: E esses e-mails do Hunter Biden e o tráfico de influência com os teus, e dele, patrões?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • N

              NH4NO3

              ± 3 dias

              Na cnn.com tá tudo explicadinho sobre os números. Vitória em 1o turno do Biden. No dia seguinte ao resultado da eleição, os jornais exibirão não 1a página a foto colorida do Biden, com WINNER em cima e, na última folha, em preto e branco, a foto do LOOSER.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • V

                VBSB

                ± 3 dias

                CNN comuna

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • I

                IvoHM

                ± 3 dias

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • N

              NH4NO3

              ± 3 dias

              Se perder, Trump disse que vai sair dos EUA! Hahahahahahaha

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • L

                Luciana Amaral

                ± 3 dias

                Será que ele vem pro Brasil?acho que Bolsonaro convida

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • C

              CARLOS EDUARDO DEL VALLE

              ± 3 dias

              Excelente análise, é desse tipo de objetividade que precisamos

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              Fim dos comentários.