• Carregando...
Prisão de Guantánamo abriga acusados de terrorismo capturados pelos EUA | Reuters
Prisão de Guantánamo abriga acusados de terrorismo capturados pelos EUA| Foto: Reuters

Ao tomar um passo importante no difícil caminho para fechar a prisão norte-americana na base da Baía de Guantánamo (Cuba), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, instruiu o governo federal a comprar uma pequena prisão usada numa área rural do Estado de Illinois. Essa prisão será o novo lar de um número limitado de detentos que atualmente estão em Guantánamo.

O governo federal comprará o Centro Correcional Thomson, em Thomson, Illinois, e transformará a prisão numa penitenciária que atenderá a "padrões superiores" de segurança, de acordo com uma carta enviada ao governador de Illinois, Pat Quinn, e assinada pela secretária de Estado, Hillary Clinton, pelo secretário da Defesa, Robert Gates, pela secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, pelo secretário de Justiça, Eric Holder, e pelo diretor da Inteligência Nacional, Dennis C. Blair Thomson fica 240 quilômetros ao oeste de Chicago. O Centro Correcional Thomson foi construído pelo Estado de Illinois em 2001, com a capacidade para abrigar presos em regime de segurança máxima.

De acordo com a carta, "departamentos federais e agências, incluídos os Departamentos de Segurança Interna, Justiça e Defesa, trabalharão juntos ao governo estadual e com as autoridades locais para identificar e reduzir qualquer risco" na prisão.

Funcionários e políticos graduados de Illinois, como o governador Quinn e o senador Richard Durbin, farão um anúncio mais tarde na noite desta terça-feira na Casa Branca. Um assessor de Durbin disse que a prisão em Thomson receberá condenados por crimes federais e não mais que 100 detentos de Guantánamo.

Os republicanos foram rápidos ao criticar o plano do governo. O líder da minoria republicana no Senado, o senador Mitch McConnell, disse que o povo americano "sempre rejeitou trazer terroristas a solo dos EUA". Ele acusou a administração Obama em fracassar em explicar como transferir os detentos ajudaria a manter a segurança pública, ao invés de mantê-los longe em Cuba.

A prisão em Thomson emergiu como um local com potencial para receber os detentos de Guantánamo após políticos do estado, entre eles o próprio Durbin, terem se mostrado entusiasmados com a ideia.

O senador Roland Burris, um democrata por Illinois, disse nesta terça-feira ter "plena confiança que a prisão manterá esses suspeitos de terrorismo seguros e sob vigilância". Em comunicado, Burris ressalta que a taxa de desemprego no Illinois já é de 11% da força de trabalho e a transferência dos detentos para o estado será "um grande benefício econômico, ao criar 3.000 empregos diretos e trazer os valiosos dólares federais para financiar várias empresas locais" que prestarão serviços à prisão.

A prisão de Thomson foi uma das várias avaliadas pelo Escritório Federal de Prisões para guardar os detentos da base naval de Guantánamo. Obama tem enfrentado alguma resistência à ideia de suspeitos de terrorismo ficarem detidos nos EUA, mas em Thomson muitas pessoas comemoraram a perspectiva de empregos e ganhos econômicos.

A prisão de Thomson, no entanto, não resolverá todos os problemas de Guantánamo, porque dezenas de presos na base naval não poderão ser levados ao Illinois. A decisão parece ser mais simbólica e um claro sinal de que o governo americano trabalha para encontrar novos lugares para guardar os detidos na base naval.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]