• Carregando...

O encontro entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente russo, Dmitry Medvedev, deve favorecer um acordo de controle de armas, culminando em um comunicado conjunto na segunda-feira (6), disse uma fonte graduada da Casa Branca.

"Acreditamos que o encontro vai abrir caminho para um acordo", disse Gary Samore, assistente especial de Obama e coordenador da Casa Branca para armas de destruição em massa, aos repórteres neste domingo.

"Há muito trabalho a ser feito para finalizar este acordo até o final do ano", disse ele.

Obama chega a Moscou na segunda-feira para reuniões com Medvedev nas quais devem tratar de um novo acordo nuclear e da melhoria na cooperação com o esforços dos EUA no Afeganistão.

Na terça-feira Obama se encontra com o primeiro-ministro Vladimir Putin, que ainda domina a política russa e escolheu Medvedev como seu sucessor.

Samore declarou que o acordo sobre armamentos vai fornecer uma base para a continuidade das negociações entre as duas maiores potências nucleares do mundo no tocante a novas reduções em seus arsenais.

Um progresso em Moscou criará o fundamento de um tratado a ser assinado em dezembro, quando um pacto em vigência conhecido como Start-1 expira.

O objetivo é reduzir o número de ogivas armazenadas abaixo da média de 1.700 e 2.200, que ambas as partes concordaram em atingir até 2012 seguindo um tratado assinado em 2002.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]