• Carregando...

Tropas paquistanesas alvejaram helicópteros norte-americanos nesta quinta-feira (25), num forte agravamento das tensões entre os dois aliados, que apresentaram versões conflitantes.

Os militares paquistaneses disseram que seus soldados fizeram disparos de advertência contra helicópteros que haviam invadido o espaço aéreo do país. Já os EUA afirmaram que os aparelhos estavam sobre território afegão.

"A rota de vôo dos helicópteros em momento nenhum os levou sobre o Paquistão", disse o porta-voz do Pentágono Bryan Whitman. "Este é um incidente lamentável. Só demonstra a importância da coordenação ao longo da fronteira. Os paquistaneses têm de nos fornecer uma melhor compreensão de por que isso ocorreu."

O general Athar Abbas, porta-voz militar paquistanês, disse que "houve dois helicópteros do Afeganistão que cruzaram para o território paquistanês. Nossos soldados dispararam tiros, esses helicópteros devolveram fogo e voaram de volta".

Os EUA negaram que os helicópteros tenham reagido. Não houve vítimas nem danos.

A montanhosa fronteira entre Paquistão e Afeganistão é um dos cenários cruciais da luta contra a Al Qaeda e o Taliban na região. Nas últimas semanas, os EUA realizaram freqüentes ataques com mísseis e incursões terrestres com ajuda de helicópteros em território paquistanês.

Islamabad critica tais operações e diz que não vai tolerá-las.

Uma porta-voz militar dos EUA disse que os dois helicópteros OH-58 envolvidos no incidente faziam uma operação de rotina a cerca de 11,5 quilômetros da fronteira com o Paquistão, quando "receberam disparos de pequenas armas de fogo do posto militar paquistanês".

Whitman disse que os EUA "evitaram um sério incidente".

Aumentando a confusão, o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, disse em Nova York que suas forças dispararam apenas sinalizadores de alerta, "para garantir que eles sabiam que haviam cruzado a linha de fronteira".

Ao lado da secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, ele disse que é difícil notar quando se cruza a fronteira. "Sim, a fronteira é muito, muito pouco clara", aquiesceu Rice.

Os EUA decidiram suspender serviços consulares - como a concessão de vistos - no Paquistão devido a uma piora no ambiente de segurança, especialmente depois do atentado suicida que matou 54 pessoas no sábado no hotel Marriott em Islamabad. As autoridades disseram que a restrição consular não tem relação com o incidente dos helicópteros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]