• Carregando...
pena de morte
O prisioneiro Daniel Lewis Lee foi executado na penitenciária federal de Terre Haute, Indiana, nesta terça-feira (14)| Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP

Daniel Lewis Lee, condenado à pena de morte por torturar e assassinar uma família em 1996, foi executado em Terre Haute, Indiana, no início da manhã desta terça-feira (14), marcando a primeira execução sob jurisdição federal nos Estados Unidos em 17 anos.

Lee deveria ter recebido a injeção letal em dezembro do ano passado, mas uma série de decisões da justiça americana adiaram a morte dele. Os condenados alegam que a droga usada na execução viola seu direito constitucional de não ter uma morte cruel, porque supostamente causou problemas médicos adicionais em usos anteriores, "produzindo sensação de afogamento e asfixia".

Nesta segunda-feira, porém, a Suprema Corte dos EUA, por 5 votos contra 4, decidiu que as "execuções podem ser levadas adiante", em linha com a apelação do Departamento de Justiça. Outros três presos federais, condenados por assassinar crianças, devem ser executados em breve.

Execuções de prisioneiros estaduais ocorrem todos os anos - foram 22 em 2019. Mas a última execução de um prisioneiro federal havia sido em 2003. No início deste ano, segundo dados do Centro de Informação sobre pena de Morte, 62 presos sob custódia federal estavam no corredor da morte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]