• Carregando...
Califórnia: o “Golden State” insiste em programas assistencialistas e altos impostos que não se traduzem em melhores condições de vida.
Califórnia: o “Golden State” insiste em programas assistencialistas e altos impostos que não se traduzem em melhores condições de vida.| Foto: Pixabay

Assombrados por altos custos de moradia, impostos debilitantes, preços astronômicos do gás, incêndios florestais e apagões, os californianos estão se dirigindo para fora do estado. Isso está provocando ansiedade em lugares para onde esses migrantes do "estado dourado" estão se mudando. Um candidato a prefeito em Boise, Idaho, sugeriu recentemente a construção de um muro para impedir a entrada de californianos, responsáveis ​​por 60% da migração doméstica para o estado em crescimento. A eleição de candidatos cada vez mais progressistas no Colorado provocou conversas sobre a "californicação" do estado do centenário.

No início do ano passado, o Dallas News descreveu a "Califórnia" do norte do Texas, citando um estudo que mostra que 8.300 californianos se mudam para a área anualmente. O governador do Texas, Greg Abbott, lançou uma petição intitulada "Don't California my Texas" (equivalente a "Não transforme meu Texas em uma Califórnia").

Grande parte dessa ansiedade gira em torno do medo de que os migrantes transformem a política e a cultura dos lugares para onde estão se mudando - trazendo um apetite por um governo grande e invasivo. Mas uma nova pesquisa sugere que, embora muitas pessoas estejam pensando em deixar a Califórnia, muitas estão fugindo dos altos custos e da política do estado e podem não estar interessadas em votar pelas mesmas coisas em seus novos lares. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Estudos Governamentais de Berkeley, descobriu que 52% dos residentes da Califórnia estão pensando em migrar. À medida que essas pesquisas avançam, o índice excepcionalmente alto coloca a Califórnia na mesma categoria de alguns outros estados com residentes muito infelizes. Uma pesquisa recente em Nova Jersey, por exemplo, descobriu que cerca de 44% de sua população quer sair de lá, enquanto 50% dos residentes de Connecticut indicaram um desejo de deixar o estado, segundo uma pesquisa Gallup de 2014, o número mais alto entre todos os estados naquela época.

Políticos que comandam estados com altos impostos afirmam que não é isso que causa a saída das pessoas, mas seus constituintes discordam: na pesquisa de Berkeley, 58% dos que pensam em deixar a Califórnia disseram que altos impostos eram um dos motivos - perdendo apenas para os 71% que indicaram os custos habitacionais astronômicos no estado. Também no topo da lista de razões para ir embora estava a cultura política do estado, que quase metade dos que pensam em sair citaram como consideração. Apesar de a pesquisa não ter definido o que é "cultura política", a Gallup classifica a Califórnia - onde a legislatura estadual e as autoridades eleitas em muitas cidades do estado têm se tornado cada vez mais progressistas - como um dos estados mais liberais.

O que diferencia a pesquisa de Berkeley é que ela também perguntou aos moradores a afiliação partidária e como eles se caracterizavam politicamente - revelando uma forte divisão. Conservadores e moderados são os mais infelizes com o estado e mais ansiosos para sair. Os liberais, por outro lado, dizem, em sua maioria, que querem ficar e alguns acham que a vida na Califórnia é ótima. Apenas 38% dos democratas disseram que estavam pensando em sair, em comparação com 55% dos independentes e 71% dos republicanos. Da mesma forma, aqueles que se caracterizam como "um pouco liberais" eram menos propensos a dizer que querem ir - menos de quatro em cada dez estão pensando em sair. Mas 53% dos moderados, 66% dos "um tanto conservadores" e 74% dos "muito conservadores" gostariam de migrar. A afiliação política, na verdade, foi o principal indicador de quem queria ir ou ficar, em comparação com outras informações demográficas, como raça. A pesquisa constatou, por exemplo, que 56% dos residentes brancos e 58% dos afro-americanos gostariam de sair; e 54% dos homens, em comparação com 50% das mulheres, estão pensando em ir morar em outro estado.

Os resultados também sugerem, no entanto, que uma revolução política que possa inverter a direção do governo da Califórnia está se tornando cada vez mais difícil, porque o estado está experimentando uma versão do Efeito Curley. Esse termo, cunhado pelos economistas Edward Glaeser e Andrei Shleifer, descreve como prefeitos de grandes cidades, como James Michael Curley em Boston no início do século XX e Coleman Young em Detroit no meio do século XX, conseguiram solidificar seu domínio político, mesmo quando suas cidades se deterioravam, porque suas políticas expulsaram as pessoas com maior probabilidade de votar contra elas. Isso pode explicar por que, apesar da Califórnia enfrentar um aumento dos moradores de rua, aumento do uso de drogas, surtos de doenças infecciosas, apagões, aumento dos custos de moradias e altos preços de energia, os eleitores e autoridades eleitas ainda aprovam impostos e taxas mais altos, penalidades mais leves para crimes como o uso de drogas e furtos em lojas e a aquisição governamental da empresa de energia falida Pacific Gas & Electric.

Em uma entrevista muito citada no verão passado, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, chamou seu estado de exemplo positivo de para onde os EUA estavam indo - prova, segundo ele, de que o multiculturalismo e os valores sociais progressivos podem produzir prosperidade. "A Califórnia é a atração da América", disse ele. Cerca de metade da Califórnia pensa diferente.

*Steven Malanga é parceiro no Instituto Manhattan, editor sênior do City Journal e autor de livros como The New New Left: How American Politics Works Today (2005).

©2020 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês.

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]