• Carregando...
Objetivo da medida do Departamento do Tesouro é continuar tirando recursos que a Rússia poderia usar para financiar a invasão à Ucrânia
Objetivo da medida do Departamento do Tesouro é continuar tirando recursos que a Rússia poderia usar para financiar a invasão à Ucrânia| Foto: Wikimedia Commons

Desde segunda-feira (4), os Estados Unidos não permitem que a Rússia pague seus credores de dívida soberana com contas que o governo do presidente Vladimir Putin mantém abertas em bancos americanos, informou uma fonte do Departamento do Tesouro à Agência Efe nesta terça-feira (5).

“Desde ontem, o Tesouro dos EUA não permite nenhum pagamento de dívida em dólares com as contas do governo russo em instituições financeiras americanas. A Rússia deve escolher entre gastar as valiosas reservas que possui em dólares, usar novas receitas ou ir à falência”, informou a fonte do governo americano.

O objetivo desta medida é continuar tirando recursos que a Rússia poderia usar para financiar a invasão à Ucrânia, além de gerar incerteza e problemas para o sistema financeiro russo, para que o país seja responsabilizado pelo custo humano e material da guerra.

Desde que os russos começaram a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro, as reservas em dólares que o Banco Central da Rússia tem em instituições financeiras dos EUA permanecem bloqueadas, mas ainda podiam ser utilizadas para pagar a dívida soberana em dólares.

A situação mudou na segunda-feira, quando o governo americano também ordenou o encerramento deste tipo de operações, segundo a fonte.

A data não foi escolhida por acaso, pois coincide com a chegada do maior pagamento que a Rússia deveria realizar aos credores desde o início da guerra, incluindo mais de US$ 550 milhões como retorno de um bônus já vencido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]