• Carregando...
Pichação no muro da casa do candidato a presidente de Honduras Elvin Ernesto Santos, em Tegucigalpa: apoiadores de Zelaya não reconhecem eleição marcada para novembro | Orlando Sierra/AFP
Pichação no muro da casa do candidato a presidente de Honduras Elvin Ernesto Santos, em Tegucigalpa: apoiadores de Zelaya não reconhecem eleição marcada para novembro| Foto: Orlando Sierra/AFP

Brasil suspende acordo para isenção de vistos

O Itamaraty decidiu suspender "temporariamente" a isenção de vistos para entrada de hondurenhos no Brasil. De acordo com o Ministério das Relações Exterio­­res, a decisão do governo brasileiro foi tomada em função da "atual situação interna de Honduras, decorrente do golpe de Estado ocorrido em 28 de junho de 2009". "A partir do dia 5 de setembro, todo portador de passaporte hondurenho precisará de visto para ingressar no Brasil", ressalta a no­­ta do Itamaraty.

A medida não afetará a situação dos portadores de passaportes hondurenhos que já se encontram no Brasil.

A nota esclarece que a decisão brasileira baseia-se nas resoluções da ONU e da Organização dos Es­­ta­­dos Ame­­ricanos (OEA) de não re­­conhecer o governo instalado naquele país depois do golpe.

Agência Estado

  • Veja que governo norte-americano adota sanções contra regime de Honduras

Washington - Os Estados Unidos não reconhecerão o resultado da eleição presidencial em Honduras marcada para novembro se a atual situação se mantiver. Além disso, o governo do presidente Barack Obama cortou todo o auxílio que não seja humanitário ao país, tornando permanente a suspensão temporária de ajuda imposta pelos EUA após o golpe militar que tirou Manuel Zelaya da presidência do país.

O Departamento de Estado fez o anúncio enquanto a secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton, reunia-se com Zelaya. O porta-voz Ian Kelly não falou so­­bre os valores que seriam cortados, mas funcionários do governo haviam afirmado anteriormente que ele chegaria a mais de US$ 200 milhões. Kelly disse que o corte afetaria "uma ampla gama de assistência ao governo de Honduras".

"A secretária de Estado to­­mou a decisão, de acordo com a legislação dos EUA, reconhecendo a necessidade de fortes medidas em razão da contínua resistência da adoção do Acordo de San José pelo governo interino e do fracasso na restauração de um governo democrático e constitucional em Hon­­duras", disse Kelly em comunicado.

O Acordo de San Jose, apresentado pelo presidente da Costa Rica, Óscar Arias, propõe o retorno de Zelaya ao poder com autoridade limitada até as eleições presidenciais marcadas para no­­vembro. Mas o presidente in­­te­­rino, Roberto Micheletti, recusa-se a aceitar o acordo.

Ao tomar a decisão, porém, Hillary não determinou se a de­­posição de Zelaya corresponde à definição legal norte-americana de um golpe militar.

Zelaya foi deposto e levado ao exílio em 28 de junho.

Em Tegucigalpa, Micheletti classificou como "pouco amistosa" a decisão dos EUA. "Lamenta­­mos que um governo amigo tome a decisão de ir para o lado de Chá­­vez", disse Rafael Ponce, assessor da Presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]