• Carregando...

O governo de Barack Obama pagará ao povo indígena nava US$ 554 milhões para pôr fim a um litígio de décadas pelo suposto mal uso de suas terras e recursos, a maior quantia entregue pelos Estados Unidos em um conflito legal com uma tribo.

"Este acordo de referência põe fim a um incômodo e prolongado litígio. Outorgará grandes recursos à nação nava e resolverá de maneira justa e honrada um conflito legal", explicou em comunicado o procurador-geral, Eric Holder.

Os navas, a maior comunidade indígena dos EUA, receberão US$ 170 milhões a mais que os outorgados em qualquer outro acordo anterior entre o governo e uma tribo indígena.

Esta decisão histórica será anunciada oficialmente na sexta-feira em Window Rock, Arizona.

Com mais de 300.000 recenseados, o povo nava reparte seu território entre o noroeste do Novo México, o nordeste do Arizona e o sudeste de Utah.

O governo federal supervisiona cinco milhões de hectares dos navas. Parte dessa superfície é alugada para a extração de petróleo e carvão, para a indústria madeireira, agricultura, imóveis e outros propósitos com um sistema que data do século XIX.

Os litígios entre as navas e o governo se remontam em alguns casos até 50 anos atrás, sempre por considerar que o governo federal não investe os recursos dos índios de modo que revertam o melhor benefício possível para essas comunidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]