• Carregando...
F-35A Lightning II pilots with the 421st Fighter Squadron return after flying a sortie during exercise Red Flag 20-1 at Nellis Air Force Base, Nev., Feb. 3, 2020. Red Flag is the Air Force’s premiere large-scale combat exercise. (U.S. Air Force photo by R. Nial Bradshaw)
Pilotos do F-35 Lightning II na Base Aérea de Nellis, EUA. A Darpa pretende desenvolver um míssil acoplado a uma arma capaz de atingir múltiplos alvos para as forças aérea e naval dos EUA| Foto: Ronald Bradshaw / Força Aérea dos EUA

O Pentágono, o Departamento de Defesa dos EUA, está buscando investimento federal para desenvolver um novo míssil acoplado a uma arma que poderá combater aeronaves inimigas ou tropas em terra. A ideia faz parte do esforço das forças armadas americanas de usar máquinas e robôs - e não humanos - em missões perigosas.

A agência governamental Darpa, responsável por projetos militares de alta tecnologia, fez um pedido de US$ 13,27 milhões (cerca de R$ 58 milhões) para o seu orçamento de 2021 para o desenvolvimento dessa arma voadora não tripulada.

Segundo o site The Drive, o novo sistema seria lançado como um drone da parte inferior da asa de um caça, e atingiria alvos aéreos ou terrestres durante o seu voo controlado.

O projeto, batizado de Gunslinger (algo como "pistoleiro"), pretende criar um sistema de mísseis de alcance tático lançado por ar de apoio a multi-missões. "Esse sistema usará a alta capacidade de manobra de um sistema de mísseis acoplado a um sistema de armas capaz de efeitos escaláveis e combate a múltiplos alvos", diz a proposta de orçamento da Darpa (Agência de de Pesquisas Avançadas em Defesa).

Ainda não há informações sobre o tamanho do sistema proposto ou que tipo de armas ele transportaria. O documento também não especifica que tipo de aeronaves poderia usar o sistema.

A proposta de orçamento afirma que o sistema poderá ser usado em operações de contra-insurgência, apoio aéreo próximo e combates ar-ar.

Segundo o The Drive, o uso da palavra "míssil" para descrever o sistema sugere que a Darpa está tratando essa arma como "descartável", mais parecida com mísseis e bombas e diferente de um drone, que pode ser recuperado e usado novamente.

Mísseis aéreos geralmente são armamentos ar-terra ou ar-ar, e são raros os mísseis capazes de realizar as duas missões, segundo a Popular Mechanics, porque os custos passam a ser proibitivos. Mas o Gunslinger será capaz de atingir múltiplos alvos no ar ou na terra, o que o torna mais econômico: um único míssil pode derrubar dois caças inimigos, ou fazer vários disparos contra sistemas de defesa de mísseis aéreos inimigos, explica a publicação.

O financiamento, segundo a Darpa, seria usado para "estudos comerciais, incluindo propulsão, munição, sensores, GPS e comunicação".

Conteúdo editado por:Helen Mendes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]