• Carregando...

Os Estados Unidos planejam aumentar em 5.000 o número de refugiados que acolherão no ano que vem, para 75.000, incluindo um número não especificado de pessoas provenientes da Síria, disse uma autoridade de alto escalão nesta quarta-feira (9).

O secretário de Estado, John Kerry, afirmou a jornalistas, após se reunir com parlamentares no Congresso, que os EUA estavam “comprometidos” a receber mais refugiados sírios em fuga da guerra.

Um funcionário de alto nível do Departamento de Estado afirmou, em conversa com jornalistas em seguida, que os EUA receberam cerca de 70.000 refugiados por ano pelos três últimos anos e planejavam “algum tipo de aumento modesto” para 2016.

Várias autoridades norte-americanas confirmaram as declarações de Kerry a parlamentares de que o governo planeja receber 5.000 refugiados a mais no ano que vem.

O funcionário disse que o governo dos EUA tem em seus planos o aumento do número de refugiados recebidos da Síria e também da África subsaariana, particularmente aqueles afetados pelo conflito na República Democrática do Congo.

“Quando falamos sobre aumentar os números gerais, estamos falando em aumentos para pessoas de todo o mundo”, disse o funcionário do Departamento de Estado, acrescentando: “Além de trazer mais sírios, que é o planejado, gostaríamos de admitir mais refugiados africanos no próximo ano.”

O representante, que falou sob a condição de anonimato, não detalhou números.

Desde o início da guerra civil síria há quatro anos, os EUA receberam mais de 1.500 refugiados sírios, com a chegada esperada de mais 300 até outubro, segundo o Departamento de Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]