• Carregando...
O presidente Donald Trump fala sobre apoio a veteranos e famílias de militares em discurso na Casa Branca, 15 de novembro | JIM WATSON / AFP
O presidente Donald Trump fala sobre apoio a veteranos e famílias de militares em discurso na Casa Branca, 15 de novembro| Foto: JIM WATSON / AFP

Os Estados Unidos perderam sua vantagem militar em um grau perigoso e poderiam potencialmente perder uma guerra contra a China ou a Rússia, segundo relatório divulgado na quarta-feira (14) por uma comissão bipartidária que o Congresso criou para avaliar a estratégia de defesa do governo Trump. 

A Comissão Nacional de Estratégia de Defesa, composta por ex-altos funcionários republicanos e democratas selecionados pelo Congresso, avaliou a Estratégia Nacional de Defesa de 2018, do governo Trump, que ordenou uma ampla reformulação das Forças Armadas dos EUA para competir com Pequim e Moscou em uma era de renovada competição entre grandes potências.

Embora endossando os objetivos da estratégia, a comissão advertiu que Washington não está agindo rápido o suficiente ou investindo o necessário para colocar sua visão em prática, arriscando uma nova erosão do domínio militar americano que poderia se tornar uma emergência de segurança nacional.

Ao mesmo tempo, de acordo com a comissão, a China e a Rússia estão buscando domínio em suas regiões e a capacidade de projetar poder militar globalmente, enquanto seus governos autoritários buscam construções de defesa voltadas diretamente para os Estados Unidos.

Leia também: Coreia do Norte está desrespeitando acordo com EUA com bases secretas de operação de mísseis?

"Há um forte temor de complacência, que as pessoas se acostumaram tanto com os Estados Unidos conseguindo o que querem no mundo, inclusive militarmente, que não estão atendendo aos sinais de alerta", disse Kathleen Hicks, ex-oficial do Pentágono durante a administração Obama e um dos membros da comissão. "É o alerta vermelho que estamos tentando transmitir". 

O panorama da segurança nacional esboçado pela comissão de 12 pessoas é sombrio. Para eles, o exército americano que desfruta de domínio indiscutível há décadas não está recebendo recursos, inovação e priorização que seus líderes precisam para superar a China e a Rússia em uma corrida pelo poder militar reminiscente da Guerra Fria. 

O equilíbrio militar mudou negativamente para os Estados Unidos na Europa, Ásia e Oriente Médio, minando a confiança dos aliados americanos e aumentando a probabilidade de conflito militar, apontou a comissão após uma revisão de documentos confidenciais, relatórios do Pentágono e entrevistas com altos funcionários da Defesa. 

"Os militares dos EUA podem sofrer baixas inaceitavelmente altas e perder grandes bens de capital em seu próximo conflito. Podem ter dificuldades para vencer, ou talvez perder, uma guerra contra a China ou a Rússia", afirma o relatório. "Os Estados Unidos estão particularmente em risco de ficarem sobrecarregados se seus militares forem forçados a lutar em duas ou mais frentes simultaneamente". 

Em sua lista de 32 recomendações, a comissão pediu ao Pentágono para explicar mais claramente como pretende derrotar rivais de grande potência em uma competição militar e em uma guerra. Eles criticaram a estratégia de confiar, às vezes, em "suposições questionáveis e análises fracas", deixando "questões críticas não respondidas". 

Investimentos insuficientes

Eric Edelman, alto funcionário do Pentágono durante o governo Bush e quem co-presidiu a comissão junto com o almirante aposentado Gary Roughead, disse que o relatório apontou para as consequências de anos de alertas ignorados sobre a erosão do poderio militar americano. 

Rússia e China "aprenderam com o que fizemos. Eles aprenderam com o nosso sucesso. E enquanto estivemos fazendo um tipo diferente de guerra, eles estão preparados para um tipo de guerra mais abrangente que nós realmente não nos envolvemos há muito tempo", disse Edelman a Michael Morell, ex-diretor interino da CIA e membro da comissão, durante um episódio do podcast de Morell, "Intelligence Matters". 

Edelman disse também que as pessoas perderam a visão de quão complicado o ambiente de segurança internacional havia se tornado para os Estados Unidos, e argumentou que, por várias razões, o público americano e o Congresso não estavam tão atentos à urgência da situação como deveriam. 

A comissão argumentou que, apesar de um orçamento de defesa americano de US$ 716 bilhões este ano, que é quatro vezes o tamanho da China e mais de dez vezes o da Rússia, o esforço para reformular o sistema de defesa dos EUA para combater as ameaças atuais não tem recursos suficientes. Recomendou que o Congresso aumente os limites orçamentários dos gastos com defesa nos próximos dois anos, que no passado prejudicaram a capacidade dos militares de planejar a longo prazo. 

"Está além do escopo de nosso trabalho identificar o valor exato, em dólar, para financiar totalmente as necessidades militares", concluiu o relatório. "No entanto, os recursos disponíveis são claramente insuficientes para cumprir os objetivos ambiciosos da estratégia, incluindo a garantia de que (o Departamento de Defesa) pode derrotar um adversário entre as principais potências e, ao mesmo tempo, dissuadir outros inimigos simultaneamente". 

O apelo por um gasto de defesa ainda mais robusto ocorre quando os democratas assumem a Câmara e buscam a reversão dos principais programas do Pentágono. Ele também vem depois que a Casa Branca instruiu o Pentágono a reduzir seu orçamento previsto para o próximo ano em cerca de 4,5%, ou cerca de US$ 33 bilhões, depois que o déficit federal aumentou acentuadamente após o corte de impostos do ano passado.

Leia também: “Crédito social”: a mais nova e assustadora ferramenta de repressão do Big Brother chinês

O assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, disse recentemente que espera que o orçamento de defesa permaneça relativamente estável nos próximos anos, já que o governo tenta reduzir os gastos discricionários e sugeriu que o Pentágono precisa reformular as forças armadas com recursos provenientes de cortes em outras áreas.

Mas o dinheiro poupado das reformas planejadas pelo Pentágono será insuficiente para os investimentos que os militares precisam fazer por meio da nova estratégia nacional de defesa, segundo a comissão. Ele também disse que o Congresso deve examinar todo o orçamento federal, incluindo os gastos com benefícios e as receitas fiscais, para colocar a nação em situação financeira mais estável, em vez de reduzir os gastos com defesa.

Para onde devem ir os investimentos

Para combater a Rússia e a China, a comissão disse que a Marinha deveria expandir sua frota de submarinos e suas forças de transporte marítimo; a Força Aérea deveria introduzir mais plataformas de reconhecimento e caças e bombardeiros de longo alcance; e o Exército deve adquirir mais blindados, mísseis de precisão de longo alcance e forças de defesa aérea e logística. 

Em suas recomendações, o relatório defendia a modernização do arsenal nuclear dos EUA e a colocação de um alto funcionário do Pentágono encarregado de desenvolver defesas adicionais de ar e mísseis. 

Outra área de foco para a comissão é a inovação. 

Eles descreveram os atuais programas de aquisição do Pentágono como avessos ao risco e instaram o Departamento de Defesa e o Congresso a criar uma nova categoria de programas-piloto destinados a tecnologias "de ponta" que pudessem servir como avanços para ajudar a reter o domínio militar americano.

O relatório também fez ressurgir questões sobre a divisão civil-militar, que ganhou destaque depois que o general reformado do Corpo de Fuzileiros Jim Mattis assumiu o cargo de secretário de Defesa, graças a uma votação no Congresso que renunciou à exigência de que militares ficassem afastados por 10 anos antes de assumirem este cargo.

Em seus quase dois anos como secretário, Mattis se baseou mais nos atuais e ex-oficiais militares do que em seus antecessores.

Sem destacar Mattis, a comissão advertiu que "a responsabilidade em questões políticas e estratégicas importantes migrou cada vez mais para as forças armadas", e instou o Congresso a supervisionar para "inverter a tendência não saudável na qual a tomada de decisões está se aproximando cada vez mais dos militares em assuntos de importância nacional".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]