• Carregando...
eua coronavirus
Presidente dos EUA, Donald Trump, responde perguntas durante coletiva de imprensa sobre coronavírus| Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP

O Estados Unidos estão se preparando para 18 meses ou mais de pandemia do novo coronavírus. Um documento de 100 páginas obtido pela CNN revelou que a administração de Donald Trump está elaborando um plano de contingência que considera "múltiplas ondas da doença".

O documento reconhece que não há como saber, neste momento, como a Covid-19 vai se propagar e quão severa será a epidemia no país, mas as agências federais estão elaborando planos de contingência presumindo que ela vai durar pelo menos 18 meses, a fim de garantir que o país está preparado para os desafios que o coronavírus vai trazer.

"Pode ocorrer escassez de produtos, afetando a assistência médica, serviços de emergência e outros elementos de infraestrutura crítica. Isso inclui escassez potencialmente crítica de diagnósticos, suprimentos médicos (incluindo EPI e produtos farmacêuticos) e pessoal em alguns locais", descreve o relatório em um potencial cenário, confirme noticiado pela CNN.

O documento continua: "Isso pode ser devido a doenças ou à exposição (que requer quarentena doméstica) entre profissionais de saúde pública e médicos, mas também pode ser devido ao medo de contrair o vírus, esgotamento ou necessidade de cuidar de membros da família doentes e manter a casa em isolamento como unidade familiar".

O governo Trump anunciou nesta semana que ajudará a compensar a possível escassez de suprimentos médicos e que colocará dois navios hospitalares para ajudar a aumentar a capacidade médica.

Os Estados Unidos já são o sexto país mais atingido pela pandemia, com mais de 9.000 americanos infectados e 150 mortes causadas pela Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]