• Carregando...
primarias democratas 2020
Recontagem de votos em um caucus democrata de Iowa| Foto: Tom Brenner/Getty Images/AFP

As eleições prévias para presidente dos Estados Unidos começaram nesta segunda-feira (3) com uma vergonhosa demonstração de despreparo por parte do Partido Democrata. Enquanto o presidente Donald Trump facilmente ganhou o apoio do partido republicano de Iowa para sua campanha de reeleição, na terça-feira pela manhã os democratas ainda não sabiam quem havia sido o vencedor do caucus deste estado por causa de problemas tecnológicos na transmissão de dados de votação para o comitê estadual.

A porta-voz do Partido Democrata de Iowa (IDP), Mandy McClure, disse que as autoridades encontraram "inconsistências na comunicação de três conjuntos de resultados", mas que tratava-se de um "problema de comunicação", em vez de um hack ou invasão do sistema de votação.

Com a falta de um resultado oficial, alguns candidatos declararam vitória. O senador Bernie Sanders, citando dados colhidos pela sua campanha, disse que foi o vencedor do caucus de Iowa. Mais cedo, o ex-prefeito de South Bend, Indiana, havia dito que sua campanha estava "indo para New Hampshire vitoriosa", referindo-se às primárias daquele estado, as quais vão acontecer na semana que vem.

Iowa tem uma maneira peculiar de eleger os representantes do partidos. O processo chama-se caucus e, diferente do que ocorre nas primárias, é organizado pelo próprio partido em vez do estado. O objetivo do caucus é que os partidários locais escolham os delegados que participarão da convenção nacional e indiquem em quais candidatos eles devem votar. Nesta segunda-feira à noite, milhares de eleitores filiados ao Partido Democrata se dirigiram a mais de 1.600 locais de votação, como escolas, bibliotecas, quadras, igrejas, lojas e restaurantes. O resultado deve ser divulgado ao longo desta terça-feira, após contagem manual dos votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]