Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
áfrica

EUA prometem fornecer tecnologia para luta contra Boko Haram

O grupo terrorista matou um número estimado de dez mil pessoas no ano passado na sua campanha para criar um emirado islâmico na Nigéria

Os militares dos Estados Unidos vão fornecer equipamentos de comunicação e inteligência para ajudar os países africanos na luta contra o grupo islâmico nigeriano Boko Haram, disse o comandante das Forças Especiais norte-americanas na África.

Comandantes militares do oeste africano há muito reclamam que a cooperação regional contra grupos islâmicos, como a Al Qaeda em Mali e o Boko Haram na Nigéria, é impedida pela falta de equipamentos de comunicação compatíveis, tornando difíceis a troca de informações e a coordenação.

O general James Linder disse que, como parte de um exercício anual apoiado pelos EUA contra terrorismo – este ano no Chade –, os norte-americanos forneceriam tecnologia que possibilitaria que os parceiros africanos se comunicassem com celulares, rádios e computadores.

Segundo os militares dos EUA, o sistema conta com uma função de tradução, o que permitiria que comandantes de países em que se fala francês, como o Chade, se comunicassem com oficiais da Nigéria, que falam inglês.

O Boko Haram matou um número estimado de dez mil pessoas no ano passado na sua campanha para criar um emirado islâmico na Nigéria. Em meio a crescente preocupação internacional, os quatro países do Lago Chade (Chade, Camarões, Nigéria e Níger), mais o Benin, preparam uma força conjunta para enfrentar o grupo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.