• Carregando...
Bandeira cubana hasteada no antigo Escritórios de Interesses de Cuba, agora embaixada cubana nos EUA | ANDREW HARNIK/EFE
Bandeira cubana hasteada no antigo Escritórios de Interesses de Cuba, agora embaixada cubana nos EUA| Foto: ANDREW HARNIK/EFE

Estados Unidos e Cuba concretizaram nesta segunda-feira (20) o restabelecimento de suas relações diplomáticas após quase 55 anos de ruptura com a abertura em Washington da embaixada cubana.

A cerimônia do içamento da bandeira cubana, realizada no edifício que desde 1977 acolhia o Escritório de Interesses de Cuba, foi liderada pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez.

Na histórica cerimônia, na qual também foi interpretado o hino de Cuba, cantado pelos presentes, a representação oficial dos Estados Unidos esteve a cargo da secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson.

Além de Rodríguez e Jacobson, presenciaram o içamento da bandeira diante da sede diplomática cubana a diretora geral para os EUA do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Josefina Vidal.

Vidal e Jacoson lideraram as negociações iniciadas em dezembro para normalizar as relações bilaterais.

Após a cerimônia, o chanceler Bruno Rodríguez se dirigirá ao Departamento de Estado para se reunir com seu titular, John Kerry. Será a primeira visita de um responsável da diplomacia cubana a essa sede desde a ruptura das relações, em 1961.

Além disso, hoje foi colocada no Departamento de Estado a bandeira cubana junto às de outros países com os quais EUA têm relações, no salão de entrada de dita instituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]