• Carregando...
Filhas de Putin não terão mais acesso ao sistema financeiro dos EUA e terão todos os ativos que eventualmente detenham no país bloqueados
Filhas de Putin não terão mais acesso ao sistema financeiro dos EUA e terão todos os ativos que eventualmente detenham no país bloqueados| Foto: EFE/EPA/ALEXEI NIKOLSKY/SPUTNIK/KREMLIN

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (6) sanções às duas filhas do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a proibição, junto com seus parceiros ocidentais, de novos investimentos em Moscou, após o massacre ocorrido na cidade de Bucha, na Ucrânia.

Um alto funcionário do governo de Joe Biden explicou em conversa com jornalistas que as sanções visam as duas filhas de Putin, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, bem como a esposa e filha do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Os EUA também puniram membros do Conselho de Segurança da Rússia, incluindo o ex-primeiro-ministro Dmitry Medvedev e o atual chefe de Governo, Mikhail Mishustin.

Essas pessoas, incluindo as filhas de Putin, não terão mais acesso ao sistema financeiro dos EUA e terão todos os ativos que eventualmente detenham no país bloqueados.

Washington já havia sancionado Putin há algumas semanas, mas suspeita que o presidente russo esconde seus bens através de familiares e amigos.

O governo de Joe Biden também anunciou a imposição, em coordenação com seus parceiros do G7 e da União Europeia (UE), de um veto a novos investimentos na Rússia, o que vai “intensificar o êxodo em massa” de empresas, já que 600 multinacionais já deixaram o país, disse o funcionário americano.

Paralelamente, os EUA decidiram bloquear completamente os dois principais bancos russos, após o massacre na cidade de Bucha, onde centenas de civis foram encontrados mortos após a retirada das tropas russas.

Ele explicou que as entidades afetadas são o Sberbank, o maior banco estatal russo, e o Alfa Bank, a maior instituição financeira privada do país, que deixará de poder fazer transações com os EUA em qualquer moeda.

O governo americano já tinha proibido estes bancos de efetuarem transações em dólares como punição pela invasão russa da Ucrânia, mas agora a sanção é intensificada e representa “a medida mais severa que pode ser tomada em termos financeiros”, disse a mesma fonte.

Além disso, ele destacou que este novo pacote de sanções é motivado pela “brutalidade repugnante” vista na cidade de Bucha e à “natureza desprezível do regime de Putin”.

O governo ucraniano e vários países ocidentais, como os EUA, acusaram a Rússia de estar por trás do suposto massacre de civis em Bucha, a noroeste de Kiev, descoberto há alguns dias, algo que Moscou nega, chamando de falsas acusações.

Os EUA e seus parceiros ocidentais impuseram várias rodadas de sanções contra a Rússia desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]