• Carregando...
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, supervisiona o teste de um suposto míssil hipersônico no início desta semana
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, supervisiona o teste de um suposto míssil hipersônico no início desta semana| Foto: EFE/EPA/KCNA

O governo dos Estados Unidos aplicou sanções contra seis cidadãos norte-coreanos, um russo e uma empresa da Rússia responsáveis ​​por aquisição de produtos para que Pyongyang desenvolva armas de destruição em massa e programas de mísseis balísticos.

Um dos alvos do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos é um norte-coreano que mora na Rússia, Choe Myong Hyon, que teria fornecido ou tentado fornecer bens ou serviços para a Segunda Academia de Ciências Naturais (Sans, na sigla em inglês).

A Sans é uma organização norte-coreana que desenvolve armas avançadas e que também já sofreu sanções do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em 2010, e da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, por envolvimento ou apoio aos programas de armas da ditadura norte-coreana.

Segundo comunicado do Ofac, Choe é representante de uma organização subordinada à Sans que atuou na aquisição de equipamentos de telecomunicações da Rússia para empresas da Coreia do Norte.

Sanções também foram aplicadas pelo Ofac a quatro norte-coreanos baseados na China, representantes de organizações subordinadas à Sans.

As outras sanções foram anunciadas pelo Departamento de Estado americano. Foram citados o cidadão norte-coreano O Yong Ho, o russo Roman Anatoliévich Alar e a empresa russa Parsek LLC, por envolvimento em atividades ou transações que contribuíram “materialmente” para que a Coreia do Norte obtivesse armas de destruição em massa.

Todos os ativos nos Estados Unidos das pessoas físicas e jurídicas citadas foram bloqueados. Pessoas e empresas que realizarem transações com os citados também podem ser sancionadas. Além disso, qualquer instituição financeira estrangeira que conscientemente facilitar uma transação significativa ou forneça serviços financeiros significativos para qualquer um dos citados pode ser processada ou sancionada pelos Estados Unidos.

O comunicado do Ofac destacou que o objetivo é frear os programas de armas da Coreia do Norte, que desde setembro testou seis mísseis balísticos, violando resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Os últimos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte são mais uma evidência de que o país continua avançando em programas proibidos, apesar dos apelos da comunidade internacional por diplomacia e desnuclearização”, declarou o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian E. Nelson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]