• Carregando...
Entenda as sanções impostas ao Irã |
Entenda as sanções impostas ao Irã| Foto:

Os líderes da União Europeia (UE) aprovaram ontem, em Bruxelas, uma série de sanções unilaterais ao Irã. As medidas bloqueiam in­­vestimentos europeus na indústria energética iraniana, de gás e petróleo, e buscam reduzir a capacidade produtiva destes setores no país. As sanções são mais rígidas do que as aprovadas pelo Con­­selho de Segurança da ONU no dia 10 de junho. "O Conselho Europeu lamenta profundamente o fato de o Irã não ter aproveitado as diversas oportunidades que foram oferecidas para remover as preocupações da comunidade internacional sobre a natureza de seu programa nu­­clear", manifestou a UE em comunicado.

Alguns países manifestaram dúvidas quanto ao rigor das medidas, principalmente a Alemanha, que possui grandes investimentos no setor de gás e petróleo do Irã.

A Rússia, que apesar de ter apoiado as sanções da ONU contra o Irã mantém um relacionamento estratégico com Teerã e detém interesses econômicos consideráveis no país, criticou a UE e os EUA por terem aplicado sanções unilaterais em adição às já aprovadas pela ONU.

A versão final das sanções é ainda mais rígida do que diplomatas europeus haviam estimado na semana passada e de­­vem criar uma considerável pressão sobre a economia da República Islâmica, que é a quinta nação que mais exporta petróleo bruto no mundo, mas tem pouca capacidade de refinamento.

Apesar da rigidez, a eficácia das sanções deve depender da capacidade dos chanceleres do bloco europeu definirem a aplicação e imposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]