• Carregando...

O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou nesta terça-feira lei que nacionaliza a mais rica jazida de estanh do país, que será explorada pela estatal Comibol.

"Digo a vocês: (...) missão cumprida. Através deste decreto 28901 transformado em Lei, o cerro Posokoni (de Huanuni) fica nacionalizado para o povo boliviano com a liderança dos companheiros mineiros", afirmou o presidente socialista, em ato realizado na sede presidencial, que teve a vigilância reforçada. Ontem à noite a polícia deteve um mineiro, quando tentava entrar no palácio presidencial com dinamite.

Segundo estudo da Sociedade de Engenheiros e da Universidade Técnica de Oruro, as reservas existentes na jazida são estimadas em 9 bilhões de dólares, 2,8 vezes mais que a dívida externa boliviana, calculada pelo estatal Banco Central da Bolívia em 3,21 bilhões de dólares em maio de 2007.

Em outubro de 2006 Huanuni foi cenário de confrontos entre mineiros estatais e privados, pela exploração da jazida, e que deixaram 14 mortos e 50 feridos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]