• Carregando...
Manifestação recente em Lima contra o presidente, Pedro Castillo
Manifestação recente em Lima contra o presidente, Pedro Castillo| Foto: EFE/Aldair Mejía

Três ex-candidatos à presidência do Peru vão concorrer à prefeitura da capital peruana nas eleições regionais e municipais, que serão realizadas em 2 de outubro no país. Segundo informações da imprensa local, 13 partidos políticos apresentaram suas listas de pré-candidatos à prefeitura de Lima.

Fontes da Junta Nacional de Eleições (JNE) informaram que entre os candidatos a substituir Jorge Muñoz no comando da cidade estão o ex-militar Daniel Urresti, do partido de direita Podemos Peru, o empresário Rafael López Aliaga, da extrema-direita Renovação Popular, e o ex-prefeito do distrito de La Victoria, em Lima, George Forsyth, do centrista Somos Peru. Eles disputaram as eleições presidenciais do ano passado, vencidas pelo esquerdista Pedro Castillo.

A única mulher candidata à prefeitura de Lima, que tem 10 milhões de habitantes, é a engenheira civil Elizabeth León, do partido reformista Frente da Esperança. Além disso, a coalizão de esquerda Juntos pelo Peru apresentou duas listas de candidatos, encabeçadas por Eduardo Liu Palacios e Gonzalo Alegría.

O partido de direita Força Popular anunciou na última terça-feira que não participará das eleições para prefeito de Lima porque decidiu apoiar uma candidatura conjunta, querendo para evitar que a capital "caia nas mãos do populismo ou da esquerda", segundo sua líder, Keiko Fujimori.

De acordo com o calendário eleitoral, os partidos e grupos políticos devem realizar suas eleições internas entre os dias 15 e 22 de maio para definir os candidatos que concorrerão à prefeitura de Lima, além de outros governos regionais e municípios peruanos.

No total, foram apresentadas 13.388 listas de candidatos pertencentes a 153 organizações políticas em todo o país para concorrer às eleições de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]