• Carregando...
Dados oficiais da China apontam que somente duas mortes pela doença teriam ocorrido no país em 2021, mas estatística não é levada a sério por especialistas
Dados oficiais da China apontam que somente duas mortes pela doença teriam ocorrido no país em 2021, mas estatística não é levada a sério por especialistas| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY

Um ex-cônsul geral da China no Rio de Janeiro republicou neste fim de semana um tweet de um partido de extrema esquerda dos Estados Unidos alegando que o país asiático teve apenas duas mortes por Covid-19 no ano passado e alfinetou os americanos.

A mensagem original do Partido para o Socialismo e Liberação (PSL, na sigla em inglês), legenda que em seu site oficial se diz marxista e que defende “uma transformação socialista da sociedade”, foi publicada no último sábado (1º) no Twitter e mostra, sob o título “Vidas perdidas para a Covid em 2021”, as bandeiras dos Estados Unidos e da China, acompanhadas respectivamente dos números de 415 mil e duas mortes.

No domingo (2), ao postar uma captura de tela da mensagem do PSL, Li Yang, que foi cônsul geral da China no Rio de Janeiro entre 2016 e 2021 e atualmente é conselheiro do Departamento de Informação do Ministério das Relações Exteriores chinês, acrescentou uma alfinetada. “Os políticos americanos acreditam firmemente que devem se preocupar com o alegado problema dos direitos humanos na China!”, escreveu.

Os dados oficiais da ditadura chinesa apontam que apenas 4.636 pessoas morreram de Covid-19 no país, onde foram registrados os primeiros casos da doença; destas, somente duas teriam ocorrido em 2021, segundo ano da pandemia.

Entretanto, devido à falta de transparência dos dados, os números da Covid-19 na China são considerados imensamente subnotificados por especialistas de todo o mundo. Cálculos da revista The Economist estimam que o verdadeiro número de mortes pela doença no país estaria em torno de 1,7 milhão, mais que o dobro dos Estados Unidos, país que acumula o maior número oficial de óbitos em decorrência do coronavírus (aproximadamente 825 mil).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]