• Carregando...
Rebekah Brooks deixa a corte em Londres após ser absolvida | EFE/Will Oliver
Rebekah Brooks deixa a corte em Londres após ser absolvida| Foto: EFE/Will Oliver

Rebekah Brooks, ex-chefe da News International - filial britânica da News Corp de Rupert Murdoch - e ex-editora do extinto tabloide "News of the World" de 2000 a 2003, foi absolvida nesta terça-feira (24) de todas as acusações no julgamento das escutas telefônicas realizadas pelo jornal.

Embora Brooks tenha sido absolvida pelo júri de todas as acusações, Andy Coulson, ex-editor do "News of the World" de 2003 a 2007 e ex-assessor de imprensa do primeiro-ministro David Cameron, foi considerado culpado de fazer parte da conspiração das escutas clandestinas.

O júri britânico anunciou os veredictos após oito dias de deliberações, depois de um julgamento longo sobre o escândalo que provocou o fechamento do tabloide de 168 anos que pertencia a Murdoch em julho de 2011 em meio ao clamor público após revelações de que jornalistas haviam invadido o correio de voz do telefone celular de uma estudante assassinada.

O escândalo chocou a elite política do Reino Unido ao revelar ligações entre os líderes dos dois principais partidos, Conservadores e Trabalhista, e os envolvidos no escândalo.

Cameron, que ordenou um inquérito público sobre a ética da imprensa, enfrenta o constrangimento de ter seu ex-assessor, Coulson, condenado.

Escutas

Aos 46 anos, Brooks foi inocentada de fazer parte de uma conspiração para invadir telefones para conseguir histórias exclusiva através de pagamentos ilegais a funcionários públicos e de tentar atrapalhar a investigação policialAo ouvir o veredicto na corte de Old Bailey, em Londres, Brooks mostrou pouca emoção, mas mais tarde foi levada para fora do tribunal por uma enfermeira. Seu marido Charlie também foi inocentado de qualquer tentativa de dificultar a investigação policial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]