• Carregando...
Desertor rebelde colombiano Wilson Bueno fala aos jornalistas sobre a situação atual das Farc | John Vizcaino / Reuters
Desertor rebelde colombiano Wilson Bueno fala aos jornalistas sobre a situação atual das Farc| Foto: John Vizcaino / Reuters

Farc aceitam convite ao diálogo com grupos da sociedade civil

Farc aceitam convite ao diálogo com grupos da sociedade civil

As Farc aceitaram o convite de um grupo de representantes da sociedade civil para iniciar um diálogo em busca de uma saída negociada para o conflito interno e a libertação de um grupo de reféns que a guerrilha mantém sob seu poder.

Leia a matéria completa

O ex-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Wilson Bueno Largo, que auxiliou a fuga do ex-congressista Oscar Túlio Lizcano, afirmou que a organização guerrilheira vai desaparecer.

Largo disse que as Farc são hoje um grupo muito pequeno e sem orientação política. "As Farc nesse momento são um grupo já muito reduzido, uma guerrilha sem orientação política, que vai desaparecer. São uns guerrilheiros sem moral e com uma decomposição interna", afirmou o ex-guerrilheiro, em entrevista coletiva concedida no ministério de Defesa colombiano.

O ex-guerrilheiro era comandante de um grupo das Farc denominado "coluna Aurélio Rodriguez" até o último domingo, quando guiou Lizcano até um posto militar do governo colombiano. Para ajudar a libertar o ex-congressista, o governo colombiano ofereceu US$ 425 mil ao ex-guerrilheiro, que agora deve receber asilo político na França.

"De todo coração, digo que a desmobilização é o melhor caminho que qualquer guerrilheiro pode tomar. Dêem-se essa oportunidade de se reencontrarem com suas famílias, voltar à sociedade e voltar a viver", disse.

Dados do Ministério de Defesa mostram que, somente neste ano, 2.901 guerrilheiros se entregaram às autoridades colombianas, dos quais 63% pertenciam às FARC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]