• Carregando...

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton foi submetido na quinta-feira a um bem-sucedido procedimento para desobstruir artérias cardíacas, com a colocação de dois 'stents' (estruturas metálicas), depois de sentir desconforto no peito, segundo um porta-voz.

Clinton, de 63 anos, foi submetido em 2004 à implantação de quatro pontes de safena por causa do entupimento de artérias. O novo incidente ocorre logo depois de ele voltar de uma viagem ao Haiti, onde atua como enviado especial para a recuperação do país após o terremoto de janeiro.

"Hoje o presidente Bill Clinton foi admitido no Campus Columbia do Hospital Presbiteriano de Nova York depois de sentir desconforto em seu peito", disse o assessor Douglas Band em nota.

"Depois de uma consulta ao seu cardiologista, ele foi submetido a um procedimento para colocar dois 'stents' em uma das artérias coronárias. O presidente Clinton está bem disposto e vai continuar focando no seu trabalho na Fundação e nos esforços de auxílio e recuperação de longo prazo do Haiti."

Clinton foi presidente entre 1993 e 2001 e, como muitos norte-americanos, luta contra a balança. Enquanto ocupava o cargo, era conhecido por seu gosto por hambúrgueres e alimentos pouco saudáveis em geral, embora também fosse regularmente visto correndo e fazendo outros exercícios.

A implantação de 'stents' é um procedimento relativamente rotineiro em pacientes como Clinton, que já sofreram problemas cardíacos. Depois da operação de 2004, ele pareceu mais magro e saudável do que quando presidente.

Após deixar o cargo, Clinton criou uma fundação com a qual pressiona empresas e cidadãos ricos a se empenharem na solução de alguns dos piores problemas mundiais. Mais recentemente, ele tem comandado o esforço de ajuda dos EUA ao Haiti. A esposa dele, Hillary, é a secretária de Estado dos EUA no governo de Barack Obama.

Uma fonte do governo disse que Hillary viajou de Washington para Nova York por causa do procedimento médico do marido, mas não informou se ela pretende cancelar a viagem para o Catar e a Arábia Saudita, prevista para começar na sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]