• Carregando...

O ex-vice-presidente da Guatemala, Eduardo Stein (2004-2008), anunciou na quarta-feira (10) que aceitou a proposta hondurenha para presidir uma comissão da verdade em Honduras. Essa comissão avaliará o golpe que derrubou o presidente Manuel Zelaya. Em entrevista coletiva, Stein disse que o grupo começará a trabalhar em 25 de fevereiro, com cinco juristas ainda não nomeados, sendo dois hondurenhos e três estrangeiros.

"A comissão sugeriria completar alguns vazios nas leis hondurenhas", afirmou. "Ainda nos falta definir algumas coisas, mas existe a vontade e o compromisso do presidente (Porfirio) Lobo de criar uma consciência nacional, uma verdadeira unidade nacional", disse Stein.

O novo governo hondurenho espera que a criação da comissão da verdade permita ao país recuperar a confiança de vários governos que romperam relações com Tegucigalpa, após Zelaya sofrer o golpe de Estado, em 28 de junho passado. Stein foi ministro das Relações Exteriores da Guatemala durante o governo de Alvaro Arzú (1996-2000). Ele já comandou também missões de observação eleitoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]