• Carregando...

O Exército nigeriano afirmou neste domingo que retomou o controle da cidade de Chibok, no Nordeste do país, onde os rebeldes do Boko Haram sequestraram mais de 200 estudantes em abril. Segundo um porta-voz das Forças Armadas, as operações ainda estão em andamento, mas o local já está seguro desde o sábado.

O líder local Pogu Bitrus afirmou à AFP que, desde a tarde de sábado, não há combates na cidade. Bitrus ressaltou que participaram da operação uma milícia de Chibok e o Exército do país.

"Os milicianos entraram em Chibok e os soldados permaneceram no parte exterior da cidade para capturar os insurgentes que tentavam fugir", disse o líder.

O grupo radical Boko Haram havia capturado a cidade na quinta-feira, depois de uma batalha que durou várias horas e expulsaram as forças de segurança. Aldeias ao redor da cidade já eram alvos contantes dos rebeldes nos últimos meses.

O controle de Chibok é considerado crucial para a reputação do Exército e do governo de Goodluck Jonathan, os quais estão sob duras críticas por sua incapacidade de resgatar as mais de 200 estudantes sequestradas em abril em uma escola secundária. Dezenas de meninas conseguiram escapar, mas a maioria ainda está desaparecida.

A ofensiva do Boko Haram na Nigéria, que quer criar um Estado islâmico no Norte do país, já causou mais de dez mil mortos. Nos últimos meses, o grupo assumiu o controle de mais de 20 cidades e aldeias na região Nordeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]