• Carregando...

Pelo menos oito civis morreram, entre eles sete mulheres, e dois ficaram feridos após a explosão de uma mina terrestre na província de Helmand, no sul do Afeganistão, a qual teria sido detonada na passagem do veículo em que as vitimas trafegavam.

Em comunicado, o Ministério de Interior do Afeganistão informou que a explosão ocorreu por volta das 2h30 (de Brasília) na região de Dizro, no distrito de Moussa Qala, e os feridos foram transferidos pela polícia local até o hospital mais próximo.

"O Ministério do Interior condena este ato desumano e covarde realizado pelos inimigos da paz e da estabilidade, reza pela pronta recuperação dos feridos e envia suas mais sinceras condolências às famílias das vítimas", diz a nota.

As minas terrestres, colocadas em passagens e estradas, e os ataques suicidas são os métodos mais utilizados pelos insurgentes talibãs em seus ataques contra as tropas internacionais e afegãs, mas, na prática, causam um elevado número de vítimas entre civis.

Nos primeiros seis meses deste ano, o conflito armado no Afeganistão causou a morte de mais de 1,1 mil civis e deixou outros 1,9 mil feridos, 15% a menos do que no mesmo período de 2011, revelou a missão da ONU no Afeganistão (Unama) no último mês de agosto.

Os talibãs lutam para assegurar a retirada das tropas da Otan desdobradas no país, derrubar o governo do presidente afegão, Hamid Karzai, e reimplantar um regime fundamentalista islâmico, como o derrubado em 2001 após a intervenção dos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]