• Carregando...
Agente do Talibã faz a guarda no local da explosão em frente à mesquita de Eid Gah, em Cabul, Afeganistão, 3 de outubro
Agente do Talibã faz a guarda no local da explosão em frente à mesquita de Eid Gah, em Cabul, Afeganistão, 3 de outubro| Foto: EFE/EPA/STRINGER

Uma bomba detonada em meio à multidão que estava em frente a uma mesquita em Cabul, capital do Afeganistão, deixou "ao menos cinco civis mortos" neste domingo (3), disse um porta-voz do Talibã.

A explosão ocorreu perto do portão de entrada da mesquita de Eid Gah, no centro da capital afegã, no momento em que era realizado um memorial para a mãe do porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, que morreu na semana passada. No sábado, Mujahid afirmou em redes sociais que "todas as pessoas e amigos estão convidados a participar" da cerimônia.

Inicialmente, o porta-voz Mujahid informou que o ataque deixou "vários civis mortos". Mais tarde, Qari Saeed Khosti, porta-voz do Ministério do Interior do regime Talibã, relatou que "cinco pessoas foram mortas".

Um hospital de emergência de Cabul, financiado pela Itália, afirmou pelo Twitter que recebeu quatro pessoas feridas na explosão. Um diretor do hospital, Marco Puntin, disse à Al Jazeera que três dos pacientes foram feridos por estilhaços e o quarto tinha um ferimento por bala. Todos estão em condições estáveis.

Esse é o primeiro atentado na capital afegã desde o final de agosto, quando um ataque suicida do Estado Islâmico Khorasan durante a operação de evacuação coordenada por forças americanas matou 169 civis afegãos e 13 militares dos EUA na parte externa do aeroporto de Cabul.

Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do ataque. No entanto, desde a tomada de poder pelo Talibã, em agosto, os atentados feitos pelo braço local do Estado Islâmico, rival do Talibã, têm aumentado no país. Nas últimas semanas, o EI-Khorasan assumiu a responsabilidade por vários ataques na província de Nangarhar.

Na sexta-feira, combatentes do Talibã fizeram buscas em um esconderijo do EI-Khorasan na província de Parwan, ao norte de Cabul, após um ataque a bomba ter matado militantes do Talibã na região.

Nenhum militante do Talibã foi ferido no ataque, disse o porta-voz do grupo Bilal Karimi à agência de notícias Associated Press. Ele disse ainda que as vítimas eram civis que estavam em frente à mesquita e que o caso está sendo investigado, sem detalhar quantas pessoas morreram.

Ahmadullah, dono de uma loja próxima ao local da explosão disse à AFP: "Eu ouvi o barulho de uma explosão na mesquita de Eid Gah seguido de disparos de armas". Ele disse ainda que, antes da explosão, o Talibã havia bloqueado a rua para a realização da cerimônia na mesquita.

O Talibã isolou a área do ataque e enviou agentes para fazer a segurança do local até o final da tarde. Segundo um porta-voz do grupo, três suspeitos de ligação com o atentado foram presos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]