• Carregando...
Abdullah (6), à frente, caminha em sua nova cidade com seu pai de Abdulla, Ahmad Khawam (32), sua mãe Najwa (26), e a irmã Ruah (4). Eles fugiram da guerra em Aleppo, Syria em 2012, quando o bombardeio começou. Do Líbano, onde buscaram o primeiro refúgio, foram aceitos pelo Programa de Assistência Humanitária da Alemanha em setembro de 2013. | Divulgação/Acnur
Abdullah (6), à frente, caminha em sua nova cidade com seu pai de Abdulla, Ahmad Khawam (32), sua mãe Najwa (26), e a irmã Ruah (4). Eles fugiram da guerra em Aleppo, Syria em 2012, quando o bombardeio começou. Do Líbano, onde buscaram o primeiro refúgio, foram aceitos pelo Programa de Assistência Humanitária da Alemanha em setembro de 2013.| Foto: Divulgação/Acnur

Enquanto os campos passam por um processo mais ou menos autônomo de “urbanização”, parte significativa dos refugiados busca abrigo em cidades grandes ao redor de todo o mundo. O termo “crise migratória”, que ganhou força nos últimos meses, traduz o rápido crescimento no número de pessoas nesta condição. Na contagem mais recente das Nações Unidas (ONU), em junho de 2015, eram 15,1 milhões de refugiados em todo o mundo, maior média dos últimos anos e um aumento de 45%, ou 4,7 milhões de pessoas, dentro de um período de três anos e meio.

Leia também: Campos de refugiados são as cidades do futuro

Nos anos 1990, o Alto Comissariado para Refugiados nas Nações Unidas (Acnur) focou esforços nos campos de refugiados, devido ao custo crescente de prover assistência a refugiados nas grandes cidades. A política foi revista em 2009, em parte porque a imigração é considerada inevitável. Naquele ano, metade dos 10,5 milhões de refugiados viviam em grandes cidades. Além disso, a agência identificou uma mudança no perfil de quem migra para os grandes centros. Antes restrito a homens jovens, a migração passou a incluir mulheres, crianças e idosos. População que fica ainda mais exposta a abusos, exploração e discriminação nos países de destino, além de ser mais vulnerável à violência sexual e à falta de condição de moradia.

Veja as fotos de algumas das famílias refugiadas acolhidas pelo mundo

“Estes refugiados urbanos enfrentam uma longa e dura jornada. Mas assim que chegam no ‘país de destino’, seja Holanda, Alemanha ou Suécia, por exemplo, eles enfrentam todos os tipos de problemas”, explica Richard van der Laken, diretor criativo da What Design Can Do (inglês para “O que o design pode fazer?”), organização que recentemente lançou um concurso para soluções criativas para facilitar a vida de refugiados em grandes cidades.

Laken acredita que é fundamental a parceria entre governos, cidadãos, empresas, designers e de toda a sociedade para resolver este “que é um dos maiores problemas sociais do nosso tempo”. Em países com estado de bem estar social bem desenvolvido, a população tende a achar que o governo vai dar conta de resolver os problemas sociais sozinho. “Mas a crise dos refugiados é muito grande e urgente para o governo dar conta sozinho”.

Em entrevista à revista de arquitetura Dezeen, o humanitário Kilian Kleinschmidt defende a ocupação de áreas vazias nos países europeus. Países como a Espanha, Itália e Alemanha têm regiões vazias, que poderiam ser repovoadas como áreas de livre comércio, com esta nova população. Ele ressalva que os alemães são alguns dos únicos a lidar de forma inteligente com esta crise, ao planejar a construção de 300 mil apartamentos ao ano para esta massa de imigrantes. Algo que enche a indústria da construção civil de esperança, por um lado, e por outro traz condições de moradia dignas a uma mão de obra que pode ocupar as cerca de 600 mil vagas ociosas de trabalho que hoje existem no país.

Mas os intelectuais locais temem a formação de guetos. O arquiteto Jörg Friedrich e seus alunos, da Universidade Leibniz de Hannover, trabalham em soluções que fujam à construção de bairros em contêineres, que ele considera desumano para o frio europeu. Em entrevista ao jornal alemão Deutsche Welle, Friedrich sugeriu transformar estacionamentos (40% deles estariam ociosos) em moradias. Os telhados planos de prédios do período modernista, hoje usados por “bares da moda”, também podem virar espaço de moradia inovador, defende. O mesmo poderia ocorrer com balsas antes usadas para o transporte de carvão.

História

Não seria a primeira vez na história que a Alemanha cria uma “arquitetura das boas vindas”, segundo o professor Friedrich contou à Deutsche Welle. Começou no século 17, quando o duque Frederico 3.º de Holstein-Gottorf deu a uma grupo de holandeses um pedaço de ferro, hoje conhecido como Friedrichstadt, no estado de Schleswig-Holstein. A praça Gendarmenmarkt, em Berlim, também foi um campo de refugiados para huguenotes perseguidos pelo príncipe eleitor de Brandemburgo, Frederico Guilherme, no mesmo século. Após a segunda guerra mundial, desalojados da Alemanha Oriental ocuparam as margens do Rio Ems. Ali cultivavam suas hortas, e o local evoluiu para um cobiçado subúrbio, com as plantações convertidas em jardins.

  • Abdullah (6), à frente, caminha em sua nova cidade com seu pai de Abdulla, Ahmad Khawam (32), sua mãe Najwa (26), e a irmã Ruah (4). Eles fugiram da guerra em Aleppo, Syria em 2012, quando o bombardeio começou. Do Líbano, onde buscaram o primeiro refúgio, foram aceitos pelo Programa de Assistência Humanitária da Alemanha em setembro de 2013.
  • Abdullah (6), à frente, caminha em sua nova cidade com seu pai de Abdulla, Ahmad Khawam (32), sua mãe Najwa (26), e a irmã Ruah (4). Eles fugiram da guerra em Aleppo, Syria em 2012, quando o bombardeio começou. Do Líbano, onde buscaram o primeiro refúgio, foram aceitos pelo Programa de Assistência Humanitária da Alemanha em setembro de 2013.
  • Família de refugiados sírios reunidos no terraço de sua nova casa, em Calgary, no Canadá, após o governo daquele país criar um programa de assentamento para refugiados. Da esquerda para a direita: Hassan Al Kawarit (pai), Ali Al Kawarit, Diana Al Kawarit, Souad Tawfic Al Nouri (mãe), Ahmad Al Kawarit, Ammar Al Kawarit, Nour Al Kawarit, Mohamad Al Kawarit; Desde 2015 o governo canadense já recebeu mais de 25 mil refugiados sírios
  • Khaled Dacka leva suas crainças, Hanan Dacka, 12, Yara Dacka, 1, and Moustafa Dacka, 16, para um almoço de domingo num shopping em Tatuapé, São Paulo. Reunidos no Brasil há pouco mais de um ano, Khaled e sua família vivem no centro da capital paulista. O Brasil é um porto seguro hoje para 8,4 mil refugiados, vindos de 60 países diferentes, de acordo com dados da Conare, a agência para refugiados do país, ligada à Ministério da Justiça.
  • Hanan Dacka, 12, filha de Khaled Dacka, brinca na escola com as amigas brasileiras. Hanan chegou em São Paulo com a mãe, Yusra Bakri, no começo de 2015 e foi reconhecida como refugiada em setembro do mesmo ano.
  • Hanan Dacka, 12, filha de Khaled Dacka, brinca na escola com as amigas brasileiras. Hanan chegou em São Paulo com a mãe, Yusra Bakri, no começo de 2015 e foi reconhecida como refugiada em setembro do mesmo ano.
  • Os Farids, uma família refugiada da Síria, visita a maior atração da cidade de Torsby, na Suécia: o túnel de esqui. A família é composta por Mohamed Farid, o pai, Lina, a mãe, e os filhos Mahmoud, Mohamed e Bisan. Torsby é uma cidade de 12 mil habitantes e a cada ano tem recebido 25 refugiados.
  • Mahmoud Farid, o filho mais velho da família Farids, na escola, na cidade de Torsby, na Suécia. Torsby é uma cidade de 12 mil habitantes e a cada ano tem recebido 25 refugiados.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]