• Carregando...

A guerrilha das Farc violou em novembro o protocolo de cessar-fogo bilateral que mantém com o governo da Colômbia ao realizar ações violentas que deixaram dois mortos, informou na sexta-feira o mecanismo de monitoramento da trégua.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) “violaram o estabelecido no protocolo” que “rege o cessar-fogo e de hostilidades bilateral e definitivo (CFHBD), ao executar atos de violência e ameaça que colocaram em risco a vida e a integridade pessoal contra a população civil”, destaca o comunicado do Mecanismo de Monitoramento e Verificação (MMV) da trégua.

Integrado por representantes do governo da Colômbia, das próprias Farc e das Nações Unidas, o MMV estabeleceu que a violação ocorreu no dia 12 de novembro passado, no departamento de Nariño, na fronteira com o Equador. Na ocasião, o grupo rebelde realizou “alguns atos de hostilidade contra comunidades da região”, durante os quais “duas pessoas deste grupo ficaram feridas e duas morreram”. “As Farc assumiram a responsabilidade pelos fatos”, destaca o comunicado do MMV.

Um dia após a violação do cessar-fogo em Nariño, outros dois guerrilheiros das Farc morreram em um confronto com o Exército no departamento de Bolívar, em outro caso já analisado pelo MMV e no qual também se estabeleceu a responsabilidade dos rebeldes na violação dos protocolos.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e as Farc fecharam um acordo de paz que entrou em vigor na semana passada com sua aprovação no Congresso. O tratado foi renegociado após a rejeição do pacto original, em referendo. O cessar-fogo bilateral estava em vigor na Colômbia desde o fim de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]