• Carregando...

As filas nos centros de votação por toda a Venezuela podem atrasar o fim da eleição legislativa que ocorre neste domingo (26) e a divulgação dos resultados. Muitos centros de votação demoraram a ser abertos e a funcionar. Somente por volta das 10h (11h30 em Brasília) o Conselho Nacional Eleitoral disse ter quase 100% dos locais de votacao ativos.

Em Caracas, o G1 visitou um local de votação na regiao central, onde o voto era rápido, mas mesmo assim formava filas com até 120 pessoas.

Em cidades do interior, TVs mostraram eleitores que esperavam atá 3 horas para votar. A eleição termina às 18h no horário local, mas serão distribuídas senhas para quem já estiver nas filas.

Votação

Depois de cinco anos de domínio do partido do presidente Hugo Chávez no poder Legislativo da Venezuela, a população do país vota neste domingo (26) para escolher os 165 deputados que formarão a nova Assembleia Nacional. Mais de 17,5 milhões de pessoas estão habilitadas a votar, e analistas indicam que a oposição deve ganhar espaço, depois de ter ficado de fora da divisão do poder do país.

Durante os últimos cinco anos, os chavistas puderam aprovar todas as leis e reformas que interessavam ao governo porque tinham mais de dois terços dos votos do Parlamento. Esta é a quantidade necessária para as votações mais importantes no Congresso do país. A oposição não conseguiu evitar isso porque tentou deslegitimar o governo fazendo um boicote na eleição de 2005, e acabou ficando de fora do poder do país.

Nas eleições deste domingo, a oposição espera conquistar pelo menos 60 das 165 vagas de deputados. A campanha para isso, ao contrário do que ocorreu em 2005, foi intensa, e pesquisas de intenção de voto indicam que é possível alcançar a meta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]