Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Drama

Filha de 13 anos opta por ficar no Japão e vê pais serem deportados

Pais são filipinos e estavam ilegais no Japão havia 16 anos. Jovem nasceu em território japonês e ficará em casa de tia

Noriko no meio dos pais, Arlan Cruz Calderon e Sarah, no aeroporto de Narita, no Japão, em 13 de abril | AFP
Noriko no meio dos pais, Arlan Cruz Calderon e Sarah, no aeroporto de Narita, no Japão, em 13 de abril (Foto: AFP)

Uma garota de 13 anos foi obrigada a escolher entre ir com os pais para as Filipinas ou permanecer no Japão sem eles. E Noriko Calderon decidiu ficar em território japonês.

A história toda começou após os pais de Noriko, Arlan e Sarah, terem sido deportados por decisão judicial japonesa para a terra natal deles. O problema é que a filha nasceu em território japonês, e o governo deu a opção para a jovem.

Nesta segunda-feira (13), a adolescente, que só fala japonês, fez a sua escolha. Ela deverá ficar na casa de uma tia, que é casada com um empresário local.

"O Japão é minha terra", afirmou ela. "Eu estou muito triste", disse a filha para a TV japonesa NHK. "Não terei mais a deliciosa comida da minha mãe. Estou cheia de incertezas", completou a adolescente.

"Nós não estaremos perto dela quando ela mais precisar. Ela terá que se proteger sozinha", disse Arlan, de 36 anos, para a CNN. Segundo a agência de notícias "Kyodo", Arlan e Sarah, de 38 anos, deixaram o Japão na segunda-feira no aeroporto de Narita. Ambos tentaram permanecer no país até que a filha se formasse na escola, mas não obtiveram êxito.

Os pais da jovem chegaram ao Japão em 1993, ambos com passaportes japoneses falsos. Durante os 16 anos, tentaram se esconder ao máximo da fiscalização local, mas acabaram sendo flagrados. "Um dia três policiais chegaram em casa e nos levaram", afirmou o pai.

Agora, eles dizem que vão tentar arrumar um emprego, dinheiro e tentar voltar ao Japão para visitar a filha brevemente. Segundo Arlan, o nome deles não está na lista negra da alfândega japonesa.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.