• Carregando...

Paris – O presidente francês, Nicolas Sarkozy, nomeou ontem François Fillon como novo primeiro-ministro da França. Fillon, de 53 anos, substitui o premier Dominique de Villepin. Sarkozy anuncia hoje a composição de seu gabinete.

Conservador moderado, Fillon representa a ala mais à esquerda do partido União por um Movimento Popular (UMP). Ex-aliado de Chirac, Fillon passou a apoiar Sarkozy em 2005, após ser demitido do cargo de ministro da Educação.

O novo chefe de governo, que atuou como diretor da campanha eleitoral de Sarkozy, é conhecido por sua habilidade para negociar reformas difíceis e por seu temperamento tranqüilo. Analistas afirmam que Fillon deve ser encarregado por Sarkozy para liderar as reformas trabalhistas e da Previdência Social.

Durante a breve cerimônia de posse, Fillon reforçou o lema de união lançado por Sarkozy. "Em um mundo com 6 bilhões de pessoas 60 milhões de franceses devem se manter unidos. Respeitarei todas as promessas que fizemos", disse.

Logo após sua confirmação, Fillon saiu para correr durante uma hora com Sarkozy, reforçando a imagem de renovação e agilidade que o novo governo francês quer demonstrar.

O premier reuniu-se ontem com vários políticos cotados para integrar o novo gabinete, que terá 15 ministros – em comparação aos 30 do governo do ex-presidente Jacques Chirac.

O governo deve ser composto por oito homens e sete mulheres – Fillon havia prometido que metade do gabinete seria formado por mulheres.

Sarkozy afirmou que seu gabinete agrupará tanto nomes da direita quanto da esquerda. Membros do Partido Socialista disseram que partidários que aceitarem o convite de Sarkozy serão considerados traidores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]