• Carregando...

Tropas estrangeiras e afegãs repeliram ataques antes do amanhecer no leste do Afeganistão neste sábado (28), disseram autoridades, com o Taleban afirmando que havia homens-bomba entre os 30 combatentes do grupo que lançou as ofensivas.

Os ataques visavam às bases operacionais avançadas Chapman e Salerno, na província de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, onde os Estados Unidos e outras forças estrangeiras têm intensificado as operações contra o Taleban.

Sete agentes da CIA foram mortos por um homem-bomba dentro de Chapman em dezembro passado, o segundo pior ataque na história da agência.

Apesar da presença de quase 150 mil soldados estrangeiros, a violência no Afeganistão está em seu pior estágio desde que o Taleban foi derrubado por forças afegãs apoiadas pelos EUA no final de 2001.

Insurgentes liderados pelo Taleban têm lançado ataques cada vez mais ousados em todo o Afeganistão em uma tentativa de derrubar o governo e forçar a retirada das tropas estrangeiras. Mais de 2.000 soldados foram mortos, a maioria norte-americanos, desde o início do conflito.

Centenas de civis também morreram devido aos combates, com a mortalidade civil chegando a 31 por cento nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas).

A Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF, na sigla em inglês), liderada pela Otan, afirmou que ajuda aérea foi pedida depois que as bases foram atacadas com pequenas armas, foguetes e lança-granadas por volta das 4 horas, no horário local.

Ataques similares contra bases militares estrangeiras e prédios do governo afegão, no leste do país, foram feitos no ano passado.

A ISAF disse em comunicado neste sábado que cerca de 15 insurgentes foram mortos em Salerno e outros seis em Chapman. Dois militantes conseguiram se infiltrar em Salerno, mas foram mortos imediatamente, informou.

Cinco insurgentes foram presos e estão sob custódia da ISAF. Um carro-bomba e outro veículo carregando munição foram encontrados perto dos campos, disse a ISAF. Quatro soldados da força foram feridos, segundo a própria organização.

Um dos insurgentes mortos pertencia à rede Haqqani, grupo ligado à Al Qaeda operando no leste do país, afirmou a ISAF.

Zabihullah Mujahid, porta-voz do Taleban, afirmou que cerca de 30 combatentes atacaram as bases. Eles incluíam homens-bomba e outros militantes armados com foguetes e metralhadoras, disse Mujahid à Reuters, por telefone. Ele informou que cerca de 20 combatentes foram mandados contra a base de Salerno.

O chefe da polícia de Khost, Abdul Hakim Ishaaqzai, informou que os corpos de 14 insurgentes foram encontrados perto de duas bases e outros cinco foram detidos. Ele também disse que dois civis foram mortos.

Embora a ISAF tenha afirmado que os ataques foram repelidos, moradores disseram que disparos intermitentes de armas de fogo e explosões ainda poderiam ser ouvidos horas depois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]