• Carregando...

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas nesta quinta-feira (2) após uma forte explosão que atingiu um bairro do sul de Beirute, no Líbano. A área é um reduto do grupo radical xiita Hizbullah, que nos últimos meses tem sido alvo e causador de diversos atentados.

O número de mortos e feridos foi confirmado pelo Ministério da Saúde. A natureza da explosão, que aconteceu no bairro de Haret Hreik ainda é desconhecida, mas agentes das forças de segurança libanesa disseram às agências de notícias que a destruição foi provocada por um carro-bomba.

Segundo testemunhas, a explosão atingiu a antiga sede da rede de televisão Al Manar, de propriedade do Hizbullah e que havia sido destruída por Israel na guerra de 2006. A fachada de um outro prédio também foi destruída.

Bombeiros foram chamados ao local para apagar o incêndio provocado pela explosão, que liberou uma coluna de fumaça que pôde ser vista em toda a cidade. Agentes do Hizbullah e policiais fizeram um cordão de isolamento na região para investigar a ação.

A ação acontece uma semana após a morte do ex-ministro das Finanças libanês, Mohammed Shattah, em um atentado em Beirute. Ele era, também, assessor do ex-premiê Saad al-Hariri, que hoje lidera a coalizão 14 de Março, crítica ao regime sírio. Aliados de Hariri acusam a Síria e o Hizbullah de estarem por trás do ataque.

Beirute tem sido alvo de atentados durante os últimos meses, em especial desde que o Hizbullah enviou guerreiros à vizinha Síria para lutar ao lado das forças do ditador Bashar al-Assad. O partido enfrenta forte oposição da ala sunita na região. Em novembro, atentados a bomba atingiram a embaixada iraniana no Líbano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]