• Carregando...
 | YURI CORTEZ/AFP
| Foto: YURI CORTEZ/AFP

Um terremoto de magnitude de 7,2 na escala Richter atingiu nesta sexta-feira (16) o sul e a região central do México, levando de volta a população às ruas cinco meses depois de dois grandes abalos sísmicos deixarem juntos mais de 400 mortos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor ocorreu às 17h39 locais (21h39 em Brasília) no oceano Pacífico a 53 km de Pinotepa Nacional, no Estado de Oaxaca, a 615 km da Cidade do México.

A força do abalo, superior a magnitude 6, levou os alarmes a serem tocados na capital e nas principais cidades da região e os prédios foram esvaziados por alguns minutos. Não há informações de danos até o momento.

Segundo o Serviço Sismológico Nacional do México, até por volta das 22h45 (horário de Brasília), o tremor principal já havia gerado 59 réplicas. No entanto, autoridades mexicanas descartaram qualquer risco de tsunami.

Não há registro de feridos no DF (onde fica a Cidade do México), Chiapas e Puebla, segundo o coordenador da Defesa Civil Nacional do México, Luis Felipe Puente.

Já a Defesa Civil de Oaxaca, em mensagem posterior, informou que havia apenas danos materiais, sem mortos.

A Cruz Vermelha Mexicana afirmou que faz atendimentos para ajudar as pessoas que estão com crise nervosa após o terremoto.

O Grupo de Regaste Aéreo Relâmpago do México sobrevoou algumas regiões que tiverem réplicas do sismo e informou que até o momento não havia estragos. O Vale do México, no município de Chalco, o Vale Toluca, e Tecamac, ambos no estado do México, foram vistoriados.

PEDRO PARDO/AFP

Vídeos mostram tremor na Cidade do México

O site Milênio registrou o tremor em sua própria redação e recebeu um vídeo dos efeitos na Cidade do México.

O veículo de comunicação também publicou outro vídeo filmado em sua redação.

O social media do BuzzFeed México, Gustavo Serrano, filmou o sismo do 38º andar de um prédio, na Cidade do México.

Terceiro tremor acima de 7 graus em menos de cinco meses

Em setembro o país foi atingido duas vezes por terremotos de magnitude superior a 7. O mais mortal, no dia 19 com magnitude 7,1 e epicentro em Puebla, levou à morte de mais de 300 pessoas e destruição ao vale do México, região mais populosa do país.

Doze dias antes, houve o maior abalo da história recente do país, de magnitude 8,2. Com epicentro em Pijijiapan, Chiapas (sudoeste), deixou mais de cem mortos no estado e no vizinho Oaxaca, o mais atingido na ocasião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]