• Carregando...

Paris – A fotografia que mostra a primeira transplantada de rosto da história um ano após a operação foi adulterada pelo hospital onde a cirurgia foi feita. O fundo e os cabelos da paciente foram modificados por computador.

A imagem, feita pela equipe de comunicação do hospital e distribuída no mundo todo pela agência de notícias France Presse, recebeu retoques com o software de tratamento de imagens Photoshop. A France Presse retirou, há duas semanas, a fotografia de seu banco de imagens.

"O Hospital Universitário de Amiens explicou que seu fotógrafo fez retoques para obter um fundo mais neutro’’, afirmou a France Presse ao jornal francês Le Monde. "Segundo os médicos, isso não mudou em nada a realidade do rosto e se tratava de uma foto honesta. Como o original foi negado, decidimos eliminar a imagem’’, disse a agência.

Segundo o jornal francês La Voix du Nord’, o cirurgião Bernard Devauchelle, que operou a paciente, disse não ter sido, à época, informado do retoque, que "teria vetado’’. Para ele, no entanto, o fato não foi "gravíssimo’’.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]