• Carregando...
imigrantes menores eua
Fotografia cedida pelo Gabinete do Congressista Henry Cuellar, divulgada em 22 de março de 2021, mostra migrantes dentro de uma instalação temporária da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) em Donna, Texas, EUA| Foto: Divulgação/Gabinete do Congressista Henry Cuellar/AFP

Novas fotos de uma instalação de abrigo temporário da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês), em Donna, Texas, revelaram a superlotação de menores imigrantes no local, enquanto a administração do presidente Joe Biden luta para lidar com uma crise crescente na fronteira.

O deputado democrata Henry Cuellar, do Texas, compartilhou várias fotos da instalação e disse ao site de notícias Axios que, embora cada uma das oito unidades do local, cercadas com plástico, tenha uma ocupação máxima de 260 pessoas, uma dessas unidades abrigava mais de 400 menores desacompanhados do sexo masculino. O deputado não chegou a visitar o abrigo em Donna. As fotos compartilhadas foram tiradas por outra pessoa no fim de semana, segundo ele.

eua imigração
As instalações de Alfândega e Proteção de Fronteiras em Donna, próximo ao extremo sul do Texas, foram inauguradas em fevereiro de 2021 para lidar com o aumento da imigração ilegal, especialmente de crianças, na fronteira dos Estados Unidos com o México| Divulgação/AFP

Cuellar disse que a instalação tem “péssimas condições para as crianças” e pediu que elas sejam transferidas mais rapidamente para os centros de acolhimento do Departamento de Saúde e Serviços Humanos. Os agentes da Patrulha de Fronteira estão “fazendo o melhor que podem nas circunstâncias”, mas “não estão equipados para cuidar de crianças” e “precisam da ajuda da administração”, disse ele.

As fotos oferecem uma visão rara da deterioração da situação na fronteira, já que o governo Biden restringiu o acesso da imprensa às instalações de imigrantes.

Até sábado, o CBP tinha 10.000 imigrantes sob custódia. Os menores desacompanhados respondem por quase metade dessas pessoas. Milhares estão esperando há mais de três dias nas instalações de patrulha de fronteira, o limite máximo previsto em lei para a transferência de menores desacompanhados para os centros de acolhimento do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

O secretário do Departamento de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disse na semana passada que situação na fronteira era "difícil" e que o governo deve "encontrar mais indivíduos na fronteira sudoeste do que nos últimos 20 anos".

Crianças e adolescentes ficam em colchonetes na instalação cercada por plástico
Crianças e adolescentes ficam em colchonetes na instalação cercada por plástico| AFP

Cuellar disse que os EUA precisam "impedir que crianças e famílias façam a perigosa jornada pelo México para chegar aos Estados Unidos". "Temos que trabalhar com o México e os países da América Central para que eles solicitem asilo em seus países", acrescentou.

No domingo, Mayorkas salientou a mensagem da administração Biden aos migrantes de que a fronteira sul está fechada, embora tenha notado que o governo não expulsaria "crianças vulneráveis". “Nossa mensagem foi direta e simples e é verdade: a fronteira está fechada”, disse ele. “Estamos deportando famílias, estamos deportando adultos solteiros e tomamos a decisão de não expulsar crianças vulneráveis.”

Mayorkas disse que, embora o governo tenha alertado os imigrantes contra a entrada nos EUA, as autoridades da fronteira “não expulsarão para o deserto mexicano, por exemplo, três crianças órfãs”.

Ele também disse à CNN no domingo que "uma estação da Patrulha de Fronteira não é lugar para uma criança" e que a administração está "trabalhando sem parar para tirar essas crianças das instalações da Patrulha de Fronteira para colocá-las sob os cuidados e custódia do Departamento de Saúde e Recursos Humanos Serviços que os acolhem".

© 2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]