• Carregando...

Uma nova jornada nacional de greves prejudica nesta quinta-feira o transporte aéreo e ferroviário na França, mas os protestos contra a reforma previdenciária aprovada na véspera pelo Parlamento parecem estar perdendo força no país.

Os voos internacionais tiveram uma redução de 30 a 50 por cento por causa da paralisação dos controladores de voo, e os serviços ferroviários também foram reduzidos à metade - embora com menos transtornos do que em greves anteriores.

O governo de Nicolas Sarkozy resistiu à onda de greve dos últimos dois anos e está levando adiante a reforma previdenciária, que eleva a idade mínima de aposentadoria de 60 para 62 anos.

A paralisação desta quinta-feira foi a sétima jornada de protesto convocada pelos sindicatos, que marcaram uma nova greve geral para 6 de novembro. Várias passeatas estão programadas para esta quinta-feira, incluindo em Paris.

Mas Jean-Claudi Mailly, dirigente da central sindical Force Ouvrière, admitiu que os protestos estão demonstrando "uma pequena fadiga", apesar de a lei ainda não ter sido sancionada por Sarkozy. "Isso deixará profundas cicatrizes", afirmou.

Paralelamente, uma greve de portuários no terminal petrolífero de Fos-Lavéra (sul), que já dura um mês, impede a chegada de petróleo bruto a várias refinarias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]