i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Afronta aos Direitos Humanos

Por que devemos nos preocupar com as fronteiras remotas da China

  • PorMichael Brendan Dougherty*
  • National Review
  • 21/07/2020 19:33
china uigur
Foto de arquivo tirada em 11 de setembro de 2019 mostra uma mulher caminhando com uma criança no colo em um bairro étnico uigur em Aksu, na região noroeste da China, Xinjiang| Foto: HECTOR RETAMAL/AFP

Havia algo de repugnante para os telespectadores que viram o embaixador chinês no Reino Unido, Liu Xiaoming, ser entrevistado em um programa de bate-papo político das manhãs de domingo no país. O Reino Unido tomou medidas, como outros países europeus, para construir uma rede 5G sem a ajuda da empresa chinesa estatal Huawei. O apresentador do programa, Andrew Marr, mostrou um vídeo feito por drone no ano passado que mostrava centenas de prisioneiros vendados e algemados, provavelmente da etnia uigur, alinhados diante de vagões de trem na província de Xinjiang. Nenhum telespectador instruído poderia olhar para essas filmagens sem pensar nos vagões de trem da Segunda Guerra Mundial, carregados na Alemanha, Romênia e Hungria para alimentar os campos da morte.

Questionado sobre as imagens que estavam sendo exibidas, o embaixador chinês praticamente deu de ombros, afirmando que não sabia o que estava sendo retratado ou de onde vinha o vídeo. E, acrescentou, os estados precisam transferir prisioneiros, não é?

Além disso, no começo da semana, o senador republicano Josh Hawley respondeu a notícias de que os uigures estavam sendo transportados para fábricas no Leste da China, e introduziu legislação que exigiria que as companhias americanas que fabricam na China se certificassem de que suas empresas e contratadas não usavam uigures escravizados como trabalhadores. Caso contrário, enfrentariam multas enormes.

Leia também: Como a China está matando uma etnia

Até recentemente, o território na província de Xinjiang não estava sob controle seguro de Pequim. De fato, o surgimento do nome Xinjiang para substituir o nome em inglês do território, Sinkiang, é uma evidência da mudança de status. A maior cidade a região, Urumchi, a quase 3 mil quilômetros de distância da capital, funciona mais como uma fronteira chinesa ou uma Sibéria chinesa. De fato, a província, como o Tibete, é designada como uma região autônoma. Para os ocidentais, essa região, se é que é conhecida, é um dos desvios mais empoeirados, exóticos e solitários das antigas rotas comerciais da Rota da Seda, uma série de cidades comerciais decadentes, misteriosas, mas tradicionais entre o deserto de Gobi e Cabul.

Quase nenhum lugar no mundo poderia parecer mais distante dos principais interesses americanos. E, como resultado, tem sido difícil chamar atenção política para esta região da China. O modo de vida tradicional em Kashgar parece estar séculos afastado dos modernos liberais de Hong Kong que estão no nexo físico, social e financeiro da globalização.

Embora Xinjiang fosse um lugar antigo, mesmo na Idade Média, há registros ainda no século 20 de revoltas e tentativas de governo independente. Os sonhos de fundar ou refundar o Turquestão do Leste, o Turcomenistão Oriental ou o Uiguristão ainda assombram alguns dos homens e mulheres exilados dessa região, embora cada um desses nomes seja emprestado pelos soviéticos ou muito limitados para capturar toda a população chinesa não-Han que vive na região. Isso inclui outros povos muçulmanos turcos, como os cazaques e os quirguizes, muitos dos quais têm laços étnicos ou mesmo tribais que cruzam as fronteiras dos estados vizinhos da Eurásia, ou os tadjiques cuja afinidade está relacionada ao Irã e ao Afeganistão.

Saiba mais: Documentos secretos revelam como funcionam os campos de detenção de minorias na China

Os chineses apenas recentemente começaram a explorar os recursos de gás natural e carvão da região. E como o Estado chinês levou milhões de chineses da etnia Han a se mudarem para essa fronteira interna para tais esforços, acabou perturbando o antigo modo de vida islâmico com um novo desenvolvimento, importando a cultura han chinesa e a mão firme da direção política comunista. Os moradores começaram a resistir, alguns deles violentamente.

Os ataques de “terror” consistiram em pouco mais que tumultos e facadas, além de alguns ataques de veículos. Há mais de uma década, o ensaísta conservador Peter Hitchens descreveu um “apartheid voluntário” - pontuado pela violência - se estabelecendo nessas cidades. Medidas de segurança incrivelmente intrusivas foram introduzidas na região. E nos últimos três anos, observadores viram enormes campos de concentração construídos na área. Alguns jornalistas corajosos viram como é a “reeducação”. Agora, os sobreviventes desses campos contam que as mulheres eram frequentemente esterilizadas. A China não estava apenas se mudando pelos recursos: eles estavam fazendo uma limpeza étnica na região.

Esse tipo de tirania traz essa região obscura e amplamente desconhecida para o centro das coisas. Os EUA não são e nunca devem tentar ser o guardião desses povos antigos e veneráveis. Mas precisamos ser fiéis a nós mesmos.

Os campos de concentração do Terceiro Reich foram desmantelados no final de uma guerra global. Os soviéticos que governavam o Gulag foram submetidos a um bloqueio econômico efetivo das democracias ocidentais. Toda a autoridade moral dos intelectuais ocidentais foi construída com base em antitotalitarismo, oposição ao genocídio e defesa dos direitos humanos.

Os intelectuais de esquerda que policiam empresas americanas pelas falhas verbais conhecidas como “microagressões” não podem manter a autoridade moral para isso se eles estiverem twittando em telefones ou usando redes construídas com base na escravidão moderna e limpeza étnica. Eles não podem criticar supostos retrocessos democráticos na Europa Central enquanto se mantêm mudos sobre um dos nossos maiores parceiros comerciais entrando no ramo de vagões de trem e campos de concentração. Eles não podem, em sã consciência, promover o antirracismo em uma rede social controlada e monitorada pelo governo mais ativamente racista do planeta Terra. Até a esquerda, tão acostumada a ver suas próprias nações como a característica mais maligna da ordem global, terá que questionar se realmente acredita nos direitos humanos. Eles não podem argumentar por boicotar e desinvestir em estados do Oriente Médio, a menos que enfrentem isso.

A tentativa de colocar escravos modernos na cadeia de suprimentos de bens de luxo ocidentais é uma tentativa de implicar e atrapalhar moralmente os países ocidentais que poderiam criticar ou punir o Partido Comunista Chinês por seus crimes. A política mercantil da China sempre teve como objetivo fazer com que a resistência à tutela política do Partido Comunista Chinês custasse algo financeiramente. O comunismo soviético tentou dominar o Ocidente com força política, crueldade e poder de inteligência. A inovação da China é seduzir e infantilizar o Ocidente jogando o jogo capitalista. Podemos fazer ajustes caros na política comercial ou enfrentar um futuro com uma classe de líderes que se viu primeiro comprometida financeiramente, depois moralmente - indo para os braços de Xi, falida em todos os sentidos.

* Michael Brendan Dougherty é repórter sênior na National Review Online.

© 2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    tamotsu kashino

    ± 41 dias

    Tenho quase certesa, Trump vai destruir XiJinping e partido comunista chines, não pela força militar mas pela pressão economica, Trump aprendeu pela detruição da União Sovietica, sem dar qualquer tiro , porem com sanção economica, que acbou destruindo gigante comunista,a guerra comercial do Trump começou recrudesser nos ultimos dias, famoso acordo de 1º grau desapareceu, as imprensas esquerdistas brasileiras não falam, mas China está enfrentando grave crise economica e social, com 300 milhões de desempregados e fechamentos e falencias são assustadores e meio de comunicação são totalmente controlado pelo P.Comunista, logo virá grave acontecimentos, quem viver verá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • U

      Uiliam da Silva Grizafis

      ± 41 dias

      Ainda existem muitos horrores ocultos nesse mundo cruel.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Somente Verdades

        ± 41 dias

        Pra quem não sabe, a China é a terceira potência militar do planeta, inclusive já considerada a segunda por alguns especialistas, tendo ultrapassado a Rússia, e é uma potência nuclear, além de possuirem uma população de 1,4 bilhão de habitantes, tb tem planos de serem a principal potência do mundo em poucas décadas, ou seja, é a principal ameaça ao estilo de vida ocidental e as liberdades individuais. É preciso tomar atitudes com urgência.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • M

          Marco Polo

          ± 41 dias

          Exato, objetivamente é isso mesmo!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • F

        FRANCISCO

        ± 41 dias

        COMUNISMO: SEJA ELE ONDE FOR INSTALADO, SÓ BENEFICIA SEUS LIDERES.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

          ± 41 dias

          É triste vermos a humanidade colocando os interesses financeiros , com uma globalização da qual a China só faz parte para tirar proveito, acima do direito a vida , a opção religiosa e política , onde todos fazem vista grossa as arbitrariedades cometidas , em nome de algum lucro rápido, cujas consequências o planeta inteiro acabará pagando caro um dia.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MAURO JOSE KUMMER

            ± 41 dias

            Ué, que estranho nenhum esquerdopatas por aqui? Eu sei, contra fatos não há argumentos!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulão

              ± 41 dias

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                Gerson Luis Maciel

                ± 41 dias

                Ótimo artigo. A China me lembra o desembargador rasgando a multa na cara do guarda e saindo impune. Quero ver qual país vai fazer o papel do policial que "pisa no pescoço do negro, do pobre". E aí, EUA, e Europa?? Vão encara a China??? Vão deixar impunes o "desembargador e os policiais truculentos"?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  João Carlos Carvalho

                  ± 41 dias

                  Quem verificou o mal que os chineses estão fazendo aos países da África ou nos pequenos países do Oriente passa a temer os comunistas chineses !

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marco Polo

                    ± 41 dias

                    Excluindo a maioria dos oriundos das Academias, o brasileiro não tem sequer ideia do que seja a vida em países tais quais Cuba, China, Rússia, Coréia do Norte, entre outros. Venezuela é mais um a caminho. Devemos nos afastar de tudo que possa nos levar para lá, repudiar a imprensa infestada por dogmas e preceitos marxistas, o STF composto por ideólogos marxistas, os doutrinadores em nossas escolas públicas transvestidos de professores, e a cambada de partidos de esquerda que aglutinam ignorantes, alienados e irresponsáveis. Estamos num momento importante, e todos os cidadãos que prezam a liberdade e o desenvolvimento social, devem lutar por esses valores pelo menos para as futuras gerações.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • N

                      Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

                      ± 41 dias

                      Excelente artigo!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • G

                        Gilberto Nascimento

                        ± 41 dias

                        Boicotem o Tik Tok!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marcos K

                          ± 41 dias

                          China. Eta país perigoso. Até nos produtos nos enviam.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            RPM

                            ± 41 dias

                            Temos que acabar com as compras de países comunistas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • A

                              ANTONIO

                              ± 41 dias

                              Concordo plenamente. O dificil vai ser achar produtos em outros lugsres Até os estadosbunidis compramveuase tudo da China,npois apesar de terem selo americano (caso da Apple e muitas outras presas) os produtos são todos fabricados lá. Viu os respiradores?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Ana Luiza

                            ± 41 dias

                            Dormindo com o inimigo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Destemido

                              ± 41 dias

                              Ahhh as “maravilhas” do comunismo, todos que não são aceitos pelo “exemplar” regime têm um tratamento digno e humano.: banimento, prisão e sem direito ao pão...FIM do comunismo., do PT, do PCdoB, e da máquina de morte PCC. Se não fizermos nada, amanhã, podemos ser os próximos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • V

                                Valeria

                                ± 41 dias

                                É fundamental que, mais e mais, denúncias sobre como age nosso “muito elogiado parceiro comercial” por líderes políticos sejam divulgadas. É moralmente aceitável que continuemos “trocando figurinhas” e de mãos dadas com governos que agem assim? Até quando?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Maquiavel

                                  ± 41 dias

                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • M

                                    Maquiavel

                                    ± 40 dias

                                    Estamos na China para ser censurado?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.