• Carregando...
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado a 8 anos por desviar verba para jornais sensacionalistas | Enrique castro-Mendivil / Reuters
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado a 8 anos por desviar verba para jornais sensacionalistas| Foto: Enrique castro-Mendivil / Reuters

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado nesta quinta-feira (8) a oito anos de prisão por desvio de dinheiro público para jornais sensacionalistas, conhecidos no país como "chicha", para que apoiassem sua reeleição em 2000. Fujimori, de 76 anos, foi condenado pelo crime de peculato doloso, e foi inabilitado por três anos de exercer cargos públicos. A decisão ainda prevê o pagamento de uma indenização civil de três milhões de sóis (US$ 1 milhão).

Fujimori disse que não aceita a condenação de "nenhuma maneira" e que apelará a sentença. Enquanto escutava a leitura da decisão, o ex-presidente (1990-2000) escreveu em um papel "que injusta é a sentença", como foi flagrado pela transmissão pela televisão da audiência.

A sentença contra Fujimori começará a ser cumprida em 24 de abril de 2021 e é a quinta ditada contra ele desde sua extradição do Chile em 2007.

Fujimori está preso desde 2009, condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade por causa dos massacres de Barrios Altos e La Cantuta, cometidas pelo grupo militar encoberto Colina, além de pelo sequestro de um jornalista e um empresário.

Apesar desta nova condenação, de acordo com a legislação peruana, Fujimori cumprirá a pena de maior duração, esta de 25 anos. A Quarta Sala Penal Liquidadora considerou provado que Fujimori ordenou o desvio de 122 milhões de sóis (US$ 40,6 milhões) para comprar a linha editorial dos diários "chicha" para que apoiassem sua campanha eleitoral de 2000 e desacreditassem seus rivais políticos.

A filha mais velha dele, Keiko Fujimori, declarou aos jornalistas que "não se apresentou nem uma só prova que evidencie que Fujimori seja autor dos crimes".

Esse desvio já havia sido confirmado por outros tribunais, que condenaram seu ex-assessor Vladimiro Montesinos e ex-chefes militares, e o atual processo buscava determinar o grau de envolvimento do então presidente. Fujimori já havia sido condenado em outros três casos de corrupção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]