• Carregando...

Tóquio – O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori não será senador no Japão. Ele não conseguiu votos suficientes para obter uma cadeira pelo Novo Partido dos Cidadãos (NPC) nas eleições realizadas ontem.

Não se tem conhecimento de nenhum caso precedente no mundo, em que um ex-chefe de Estado tente se eleger em pleito nacional em outro país.

Para abrandar sua ausência no país durante a campanha eleitoral, Fujimori, de 69 anos, abriu uma página na internet em japonês (www.fujimori-kenya.net).

Copiando o título de um filme de Hollywood protagonizado por Tom Cruise, ele afirma ser "o último samurai", e detalha seu programa de governo em um vídeo aparentemente gravado no jardim de sua luxuosa residência na periferia de Santiago. "Japão, pátria de nossos pais e nossas mães! Lutarei até a morte pelo Japão dos samurais!" exclama em japonês, com forte sotaque peruano.

Fujimori, acusado em seu país de corrupção, continua sob prisão domiciliar no Chile, à espera de a Corte Suprema do país decidir sobre o pedido de extradição feito pela Justiça peruana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]