• Carregando...

O magnata da indústria americana de softwares, Charles Simonyi, partiu neste sábado para uma estada de 12 dias no espaço. Quinto turista espacial do mundo, o fundador da gigante Microsft pagou cerca de US$ 25 milhões pela viagem a bordo da espaonave Soyuz TMA-10, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), na companhia dos astronautas russos Fyodor Yurchikhin e Oleg Kotova.

A previsao é a de que Simonyi chegue à estação espacial na segunda-feira. Ele leva um jantar especial, num recipiente de alumínio, que vai dividir com os colegas da ISS no dia 12 de abril. No cardápio, codorna assada no vinho, peito de pato, entre outras opções.

Parentes e amigos do bilionário de 58 anos, que nasceu na Hungria mas vive nos EUA, acompanharam de perto os momentos que antecederam a decolagem, na base de Baikonur. Entre eles, estava Martha Stewart, amiga de Simonyi e uma celebridade nos EUA, que passou o dia passeando por Baikonur, enquanto esperava pelo lançamento do foguete.

Gritando palavras de estímulo, seus companheiros seguiram para a plataforma de lançamento, algumas horas antes da partida do foguete. Quando os três triplantes entraram no ônibus que os levaria até o foguete, parentes espalmaram as mãos nas janelas como forma de despedida. Simonyi e os russos fizeram sinal de positivo com o polegar e sorriram.

Controle vital

Os preparativos de Simonyi começaram há seis meses, quando ele começou a treinar para o vôo no Centro de Treinamento para Cosmonautas Yuri Gagarin, em Star City, na Rússia, e no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Desde então, ele passou por um intenso programa de condicionamento físico, inclusive exames médicos rigorosos, para se preparar para o período de oito minutos na jornada em que a nave escapa da atmosfera da Terra e para sua permanência na Estação Espacial Internacional (ISS).

Levará dois dias para que Simonyi e os dois tripulantes russos - Fyodor Yurchikin e Oleg Kotov - cheguem à EEI. O turista espacial vai passar dez dias à bordo da estação, completando 200 órbitas em torno da Terra e cobrindo 8 milhões de quilômetros no processo. A volta à Terra, levará duas horas, e está marcada para 20 de abril.

Embora Simonyi esteja apenas a passeio, ele vai ter um papel a desempenhar.

- Há umas poucas válvulas do meu lado da nave espacial que não são críticas para o vôo mas se elas não forem manipuladas a situação pode ficar delicada.

As válvulas, situadas no lado direito do módulo da Soyuz, controlam o ar condicionado e o suprimento de oxigênio da cabine. A prioridade de Simonyi, contudo, é garantir que ele não seja um peso para os tripulantes profissionais.

- Meu principal papel é cuidar de mim mesmo e do meu traje. Eu tenho que vestir luvas, fechar e abrir o visor, manipular a válvula e verificar a pressão.

Tradições espaciais

Uma vez na ISS, Simonyi vai realizar uma série de experiências, inclusive medindo a quantidade de radiação a que estiver exposto quando na estação. O objetivo é ajudar a criar um mapa preciso da radiação à bordo da estação espacial.

Ele também vai atualizar sua website, charlesinspace.com, e reservar tempo para observar a Terra do espaço. O especialista em informática nascido na Hungria já fez trainamento em uma cadeira giratória, dormiu com os pés cada vez mais elevados todas as noites para aprender a suportar falta de gravidade.

A viagem de Simonyi foi arranjada pela agência sediada nos Estados Unidos US-based Space Adventures. A companhia enviou ao espaço anteriormente quatro turistas espaciais.

Em 2001, o empresário americano Dennis Tito se tornou o primeiro passageiro privado a ir para o espaço. Ele foi seguido do sul-africano Mark Shuttleworth, em 2002 e do americano Greg Olsen, em 2005. Uma empresária americana de origem iraniana, Anousheh Ansari, foi a primeira mulher nessa condição, e viajou em 2006.

- Toda a vez em que alguém voa, fica provado que há um mercado para isto - afirmou Eric Anderson, co-fundador de Space Adventures.

Assim como viagens para a ISS, a empresa de Anderson pretende desenvolver veículos suborbitais para vôos turísticos e ser a primeira a completar uma viagem a passeio pelo lado escuro da Lua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]