• Carregando...
Multidão reunida durante o funeral de um líder espiritual muçulmano | REUTERS/Danish Siddiqui
Multidão reunida durante o funeral de um líder espiritual muçulmano| Foto: REUTERS/Danish Siddiqui

Pelo menos 18 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas em um tumulto em Mumbai, capital financeira da Índia, na manhã deste sábado, quando milhares de pessoas se reuniram depois da morte, aos 102 anos, do líder de uma seita muçulmana, disse a polícia.

O tumulto aconteceu do lado de fora da casa de Syedna Mohammed Burhanuddin, o líder espiritual da comunidade muçulmana Dawoodi Bohra, em Malabar Hill, uma parte mais nobre da cidade.

Ele morreu na sexta-feira e seu corpo foi colocado na sua casa para permitir que seus seguidores o homenageassem.

Testemunhas disseram que uma grande multidão tentava entrar pressionando os portões da casa, no momento do tumulto. A maioria das mortes ocorreu por asfixia, após as pessoas terem sido empurradas e esmagadas por outros presentes no velório.

"Havia muita gente chegando, e a polícia e o governo que deveriam estar presentes, organizando a situação, não deram a devida atenção à multidão", disse um homem vestido com a tradicional veste branca da comunidade muçulmana Bohra.

O comissário de polícia de Mumbai, Satyapal Singh disse que nem a polícia ou os organizadores esperavam uma quantidade tão grande de pessoas.

Incidentes como esse são frequentes na Índia, principalmente durante celebrações religiosas, que reúnem multidões.

Mais de 100 pessoas morreram pisoteadas em outubro do ano passado durante um festival em homenagem à deusa hindu Durga no estado central de Madhya Pradesh, o incidente mais grave desse tipo registrado nos últimos meses no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]