• Carregando...
Imagem de satélite do furacão Dorian em 2 de setembro sobre as Bahamas
Imagem de satélite do furacão Dorian em 2 de setembro sobre as Bahamas| Foto: NOAA / NOAA/RAMMB / AFP

Depois de aterrissar nas Bahamas, causando imensa destruição, o furacão Dorian deve chegar "perigosamente" perto do litoral da Flórida na noite desta segunda-feira (2), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Seu caminho ainda é incerto, mas nas próximas horas os moradores da Flórida ficarão sabendo a força com que ele atingirá o estado.

Oscilações sutis na rota da tempestade podem fazer a diferença. Se ela logo começar a rumar para o norte, a Flórida seria poupada da fúria do furacão Dorian. Porém, se sua rota for um pouco mais a oeste, partes do litoral seriam atingidas.

"Apenas um ligeiro desvio à esquerda da previsão oficial traria o núcleo de Dorian para perto ou sobre a costa leste da Flórida", comunicou o Centro Nacional de Furacões.

E embora permaneça incerto o quão perto o epicentro do Dorian chegará à costa leste da Flórida, a ameaça de ventos prejudiciais e tempestades com risco de vida permanece alta, segundo o escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Melbourne, Flórida. "Haverá impactos e danos consideráveis ​​nas áreas costeiras, com pelo menos alguns efeitos sentidos no interior também".

Por volta do meio-dia desta segunda-feira (2), o furacão Dorian estava a 50 km de Freeport, na ilha Grande Bahama, se movendo para o este a 2 km/h. A velocidade máxima dos ventos da tempestade era de 250 km/h, o que o enquadra como um furacão de categoria 4 (até 250 km/h). Até o início da manhã desta segunda, Dorian era de categoria 5 (acima de 250 km/h), o pico da escala Saffir-Simpson.

Os ventos com força de furacão se estendem para fora do epicentro por até 60 km; e os ventos com força de tempestade tropical se estendem para fora até 225 km.

O Centro de Furacões previu, no início da tarde desta segunda, que Dorian continuará como uma tempestade de categoria 4 até a noite de segunda-feira. Depois enfraquecerá lentamente, mas permanecerá entre as forças de Categoria 3 (até 210 km/h) e 4. Deve chegar às Carolinas com a intensidade de um furacão de categoria 2 (até 177 km/h).

Os avisos para Flórida estão focados no período de segunda à noite até o início da quarta-feira. Os ventos com força de tempestade tropical podem começar no sul do estado na noite desta segunda-feira. Se o pico da tempestade ocorrer no período de maré alta, a área de Lantana (ao sul de West Palm Beach) até a foz do rio St. Mary's (norte de Amelia Island) poderá ficar cerca de um metro e meio debaixo da água, enquanto a região de Deerfield Beach a Lantana poderia experimentar enchentes de até um metro.

A previsão é de que as condições se deteriorem na terça-feira no litoral da Geórgia, na quarta-feira na Carolina do Sul e na quinta-feira na Carolina do Norte. Com que intensidade, ainda não se sabe.

Destruição nas Bahamas

Enquanto a Flórida e os estados logo acima aguardam os efeitos da tempestade monstruosa, um cenário "catastrófico" se materializou no noroeste das Bahamas. Três ilhas sofreram golpes diretos no domingo: Elbow Cay, Grande Abaco e Grande Bahama - com uma situação de risco que continua nesta segunda-feira.

Além dos ventos fortes, essas áreas foram atingidas por inundações causadas pela maré alta e grande volume de chuva, causando danos a infraestruturas e sujeitando aqueles que ficaram na ilha a uma provação aterradora.

Ainda não há informações oficiais sobre mortes, mas há o relato na imprensa de que pelo menos uma criança morreu em uma enchente causada pelo furacão Dorian. De acordo com a emissora local Eyewitness News, um menino de oito ano morreu afogado em uma enchente causada pela passagem do furacão na ilha de Abaco. A avó dele, Ingrid McIntosh, relatou ao canal que havia recebido uma mensagem de texto de sua filha dizendo que havia encontrado o corpo do garoto, que provavelmente se afogou. Uma neta de Ingrid ainda está desaparecida.

"Tudo o que posso dizer é que minha filha ligou de Abaco e disse que seu filho - meu neto - está morto. É isso aí. Não sei o que realmente aconteceu. Acho que ela disse que ele se afogou", disse Ingrid.

A Cruz Vermelha alertou que pelo menos 13 mil casas podem ter sido severamente danificadas ou destruídas nas Bahamas. A organização também alertou que as extensas inundações na ilha de Abaco podem ter contaminado poços artesianos com água salgada.

2ª tempestade mais forte do Atlântico

Dorian é segunda tempestade mais forte já registrada no Oceano Atlântico, atrás do furacão Allen de 1980. Depois de atingir o norte das Bahamas, empatou com o furacão do Dia do Trabalho de 1935 pelo título de furacão mais forte do Atlântico a atingir terra firme.

É o segundo furacão de categoria 5 a chegar às Bahamas desde 1983, segundo Phil Klotzbach, da Universidade Estadual do Colorado. O anterior foi o furacão Andrew, em 1992. O banco de dados internacional sobre furacões remonta apenas a 1983.

Os ventos sustentados pelo pico da tempestade são os mais fortes até o norte do Oceano Atlântico, a leste da Flórida, já registrados. Sua pressão, que atingiu 910 milibares, é significativamente menor que a do furacão Andrew, quando atingiu o sul da Flórida em 1992 (quanto menor a pressão, mais forte a tempestade).

Mais de mil voos domésticos e internacionais de/para os Estados Unidos foram cancelados nesta segunda-feira (2), de acordo com o site de monitoramento FlightAware. Na Flórida, hospitais estão evacuando seus pacientes e fechando emergências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]