• Carregando...
Charleston se prepara para furacão Dorian
Moradores de Charleston protegem suas casas e comércios em preparação para a chegada do furacão Dorian| Foto: Sean Rayford/Getty Images/AFP

Mais forte e um pouco maior, o furacão Dorian deixou a costa da Flórida e avança pelo litoral da Georgia e das Carolinas nesta quinta-feira (5). Essas áreas enfrentam uma ameaça tripla de "ventos destrutivos, chuvas inundantes e tempestades com risco de vida", de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Embora Dorian tenha ficado longe o suficiente da costa para poupar a Flórida do pior de sua ira, a previsão é que chegue mais perto do litoral das Carolinas na quinta e sexta-feira, podendo até tocar o solo. Portanto, espera-se que os impactos sejam mais graves.

Segundo comunicado emitido pelo Centro de Furacões dos Estados Unidos às 6h desta quinta-feira (5), o Dorian está no Oceano Atlântico a cerca de 130 km ao sul-sudeste de Charleston, na Carolina do Sul, movendo-se em direção ao norte a 13 km/h.

Ele voltou a ganhar força depois de passar pelo litoral norte da Flórida, com a velocidade máxima dos ventos chegando a 185 km/h, o que o eleva para um furacão de categoria 3 na escala de ventos Saffir-Simpson. Se atingir a Carolina do Norte, será a primeira vez que ventos com esta força atingirão o estado desde a passagem do Fran em 1996.

Além de mais forte, o Dorian também está maior. Seu campo de ventos se expandiu, com ventos de furacões cobrindo 95 km de extensão a partir do epicentro e ventos de tempestade tropical alcançando até 315 km.

Em torno de Charleston, por exemplo, as rajadas de vento podem atingir 144 km/h e os níveis de água podem chegar entre os cinco maiores já registrados na cidade devido à combinação da maré alta e até 380 milímetros de chuva. Na madrugada desta quinta, moradores já registravam fortes chuvas e ventos no centro da cidade.

"Espera-se uma tempestade com risco de vida e inundações costeiras significativas ao longo de uma grande parte das costas sudeste e centro-atlântica dos Estados Unidos durante os próximos dois dias", afirmou o Centro de Furacões.

No litoral da Carolina do Sul, no início desta quinta-feira mais de 160.000 casas estavam sem energia elétrica, segundo o site PowerOutage.US.

Ordens de evacuação foram emitidas para as áreas litorâneas da Carolina do Sul e da Carolina do Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]